Depois da chata e longa campanha de teasers e dezenas de flagra, o novo Volkswagen Touareg 2019 finalmente foi revelado como um SUV recheado de tecnologias. Nos mercados onde a terceira geração estará disponível - como a Europa, onde servirá de vitrine tecnológica da marca - o Touareg 2019 tentará atrair clientes ao chegar bem perto do segmento de luxo dos SUVs.
O modelo mais barato da linha de SUVs que usa a plataforma MLB Evo, que inclui Audi Q7, Porsche Cayenne e Lamborghini Urus, o novo Touareg cresceu para aumentar o espaço interno. Está 77 milímetros mais longo (com 4,878 metros de comprimento), 44 mm mais largo (1,984 m) e 7 mm mais baixo (1,702 m). Estar maior ajudou o porta-malas, cuja capacidade cresceu de 697 litros para 810 l, sem rebater os bancos traseiros.
Mesmo que tenha crescido, trocar de plataforma ajudou a perder 106 kg, graças ao uso misto de materiais como alumínio (48%) e o que a Volkswagen descreve como "aços de alta tecnologia" (52%).
Quando falamos de estilo, o novo Touareg muda totalmente sua parte da frente, com uma grade que imita a aparência do sedã Arteon, com os faróis "conectados" à grade. Esta nova cara ajuda a deixar o SUV pomposo com uma presença forte e imponente, diferenciando-o do resto da linha de crossovers da Volkswagen.
Os faróis não são o tipo de Full-LED que você encontra em outros modelos, pois eles usam a tecnologia matrix da Audi, considerada a mais avançada do mundo automotivo. Possui nada menos que 128 lâmpadas de LED por farol, que podem ser ativados individualmente e a Volkswagen diz que são potentes o suficiente para "transformar a noite em dia".
A traseira não teve o mesmo nível de mudanças que a frente, sendo mais uma evolução do que uma revolução ao comparar com o Touareg anterior. Como foi o caso do sedã Arteon, o novo SUV tem o seu nome escrito de forma bem proeminente no centro da tampa do porta-malas e é rodeado por lanternas de LED.
Olhando a lateral, a primeira coisa que irá notar é o perfil tem uma linha alta que passa por cima das maçanetas. Há também uma pequena janela de vidro perto da coluna A para enfatizar as grandes proporções do Touareg. Até a versão mais básica vem com rodas de 18 polegadas, uma a mais do que a geração passada, enquanto os modelos topo de linha terão as enormes rodas de 21 polegadas, todas de liga leve.
Enquanto o exterior pode não te impressionar, o interior é o que causará espanto. As versões mais equipadas do Touareg 2019 virão com o painel de instrumentos digital de 12 polegadas trabalhando em dupla com uma gigantesca tela sensível ao toque de 15 polegadas. A primeira vez que a fabricante de Wolfsburg usa em um modelo de produção. A Volkswagen teve que mover as entradas de ar mais para baixo do console central, de forma a dar espaço para a tela, que traz a maior parte das funções, já que perdeu espaço para ter botões físicos.
Se você é um fã de tecnologia, vai amar o Touareg. Ele tem de tudo, desde esterçamento das quatro rodas a sistema de visão noturna. Muitos destes equipamentos vem com um custo adicional, incluindo suspensão a ar com controle eletrônico do amortecedor, bancos dianteiros ventilados e que fazem massagem, ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som Dynaudio de 730 watts com 14 alto-falantes, e o maior teto panorâmico que você vai encontrar em um VW.
Quando chegar às lojas europeias, o Touareg 2019 terá um par de motores 3.0 V6 turbodiesel de 231 cv e 285 cv. No segundo semestre, será a vez do V6 de 340 cv abastecido com gasolina entrar na linha. No topo da linha estará o 4.0 V8 diesel de 421 cv e que deve ter torque o suficiente para mover uma montanha. Os chineses terão uma versão híbrida plug-in com potência combinada de 367 cv, que chegará também ao Velho Continente em algum momento.
A terceira geração do Touareg terá que trabalhar duro considerando que seus predecessores, somados, chegaram a quase um milhão de unidades vendidas. A Volkswagen está posicionado o SUV grande mais acima no mercado ao colocar no modelo o máximo de tecnologias disponíveis no repertório da marca, da mesma forma que fizeram com o falecido Phaeton.
David Powels, ex-presidente da Volkswagen no Brasil, havia revelado ao Motor1.com que o plano era trazer todos os SUVs que pudessem ao nosso mercado, com exceção do T-Roc. Isso coloca o Touareg no nosso mapa, mas sem urgência, já que a fabricante estuda trazer outro SUV grande ao nosso mercado, o Atlas/Teramont, um movimento que será repetido em outros países, como os Estados Unidos. A marca já adiantou 20 dos seus lançamentos para nosso mercado e não havia nem sinal do Touareg entre eles.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Touareg 2024 ganha facelift e grade iluminada estilo Taos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
VW Touareg 2024: projeção mostra que nova geração ficará a cara do Taos
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Projeção: VW Touareg terá novo design com frente inspirada no Taos
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Touareg: há 20 anos o SUV grande de luxo é o carro-chefe da Volkswagen