Quero ser SUV: 10 carros que pegaram carona no estilo aventureiro

Quem não tem SUV caça com modelo altinho metido a off-road, como mostram esses caras aqui

Ford Ka Freestyle Ford Ka Freestyle

Quase todo mundo quer um SUV, mas não é todo mundo que tem dinheiro para comprar um. Por isso, as fabricantes deram um jeitinho de entregar o estilo parrudo e alguma desenvoltura na terra em modelos mais acessíveis, às vezes equipados até com motores 1.0. De olho no segmento dos metidos a SUV, listamos 10 modelos que estão surfando nesta onda. Confira na galeria acima!

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Chevrolet Spin Activ

Uma das poucas sobreviventes entre as minivans nacionais também se rendeu à moda SUV com a versão Activ. Ela tem para-choques exclusivos, rack no teto, estribo e até estepe na tampa traseira. A suspensão não traz modificações, mas os pneus são de uso misto em rodas aro 16", o que fez a altura do solo aumentar em 8 mm. É equipada com motor 1.8 flex de 111 cv e câmbio automático de 6 marchas.

Renault Kwid

Quando foi desenvolver seu novo subcompacto, a Renault pesquisou que os consumidores dos países emergentes queriam um carro que tivesse visual imponente e boa capacidade para enfrentar os pisos judiados das estradas "terceiro-mundistas". Nasceu assim o Kwid, hatch com 18 cm de vão livre do solo e cobertura plástica nas caixas de roda (para não riscar a lataria em estradinhas de terra estreitas). O motor 1.0 de 3 cilindros tem apenas 70 cv, mas dá conta dos somente 786 kg do carrinho.

Chevrolet Onix Activ

Claro que o carro mais vendido do Brasil não poderia deixar de ter sua versão "off-road". Ela atende pelo nome de Activ e está disponível apenas com motor 1.4 de 106 cv e câmbio manual ou automático de 6 marchas. Tem visual diferenciado pelo "peito de aço" no para-choque dianteiro, rack no teto, estribo lateral, proteção plástica nas caixas de roda, para-choque traseiro e desenho das rodas. A altura da suspensão foi elevada em 30 mm, melhorando o ângulo de ataque em 20%.

Hyundai HB20X

Desde que a Hyundai inciou o projeto do HB20, em 2009, a marca coreana já trabalhava em três variantes: hatch, sedã e "SUV like". Não estavam falando do Creta, que usa a base do Elantra, mas sim do HB20X,versão aventureira do hatch que veste rodas exclusivas, proteções plásticas nas laterais e o "peito de aço" frontal. A suspensão foi modificada (4,1 cm mais alta para um total de 20,5 cm de vão livre) e ficou melhor que a do HB20 convencional, especialmente em pisos ruins. É oferecido sempre com motor 1.6 de 128 cv e câmbio de 6 marchas, manual ou automático.

Renault Stepway

Nascida como versão aventureira do Sandero, acabou abandonando o nome original em favor somente do sobrenome Stepway. Segue a mesma receita visual dos demais hatches com pinta off-road, incluindo suspensão elevada em 40 mm (total de 19 cm do solo) e rodas aro 16". Mudança recente foi a adoção do novo motor 1.6 SCe, de 118 cv, que melhorou a performance e o consumo do Stepway. 

Honda WR-V

Quando chegou na hora de desenvolver a terceira geração do Fit Twist, a Honda brasileira resolveu aprimorar a receita e criar uma versão aventureira do monovolume com mudanças mais efetivas - no visual e na técnica. Surgiu o WR-V, que pegou carona no sucesso do HR-V e adotou uma dianteira mais alta e robusta, além da suspensão totalmente refeita, com novas molas, amortecedores e buchas em relação ao Fit. São 5 cm extras de vão livre e maior conforto em estradinhas de terra. Pena que o WR-V manteve o motor 1.5 de 116 cv e o câmbio CVT do Fit, apesar de ser mais pesado. 

Ford Ka Freestyle

A marca do oval azul escolheu a inédita versão aventureira Freestyle para antecipar a primeira reestilização do atual Ka, que será lançada no segundo semestre. Além das táticas comuns aos rivais, como suspensão elevada, rack no teto e proteções plásticas nas laterais e para-choques, o Ka "mateiro" terá central multimídia Sync 3 e o mesmo conjunto mecânico do EcoSport, com motor 1.5 3 cilindros de 137 cv e câmbio automático de 6 marchas - pela primeira vez num Ka. Vai brigar com HB20X e Onix Activ.   

Fiat Mobi Way

Precursora das versões aventureiras com a Palio Adventure, em 1999, a Fiat hoje tem a Jeep no Grupo FCA para cuidar dos SUVs. Mas continua a oferecer versões "pseudo-off-road" de alguns de seus modelos, como o pequenino Mobi. Chamado de Way, traz altura do solo ampliada (de 157 para 171 mm), cobertura plástica nas caixas de roda e barras transversais no teto. Já a suspensão adotou barra estabilizadora na dianteira - necessária, segundo a marca, por conta da maior extensão dos amortecedores, o que faria a carroceria rolar um pouco mais nas curvas. Só faltou trocar o velho motor Fire 1.0 pelo novo Firefly de 3 cilindros, que ainda segue exclusivo da versão Drive.

VW Gol Track

Com o visual mais "carregado" trazido pela dianteira da Saveiro, com faróis maiores e para-choque com entrada de ar mais larga, a versão aventureira do Gol é oferecida somente com motor 1.0 de 3 cilindros de 82 cv e câmbio manual de 5 marchas. Não traz mudanças na suspensão, apenas um recorte diferente no para-choque frontal que melhora o ângulo de entrada em 10%. Usa rodas aro 15" com calotas e ainda conta com direção hidráulica, enquanto os demais compactos da VW já passaram à assistência elétrica.

VW Fox Extreme

Todos esperavam que a VW deixasse de produzir o Fox após a chegada do novo Polo, no fim do ano passado. Mas o compacto altinho ainda resiste em duas versões, sendo uma delas a aventureira Extreme. Trata-se de uma variante empobrecida do descontinuado CrossFox, perdendo o estepe preso à tampa traseira e o motor 1.6 16V de 120 cv - no lugar, vem o antigo 1.6 8V de 104 cv. Ao menos manteve parte do estilo, a suspensão elevada e as rodas de liga aro 16".

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