Após 20 anos de sucesso no desenvolvimento de carros híbridos, a Toyota decide apostar numa nova estratégia. A partir de agora, a marca vai oferecer duas opções de powetrains híbridos para seus modelos principais (leia-se Corolla) - um mais voltado para economia e eficiência, já conhecido, e um para oferecer mais potência e uma condução dinâmica. O primeiro modelo a receber os dois sistemas é a terceira geração do Auris, a versão hatch do Corolla, que está fazendo sua estreia global no Salão de Genebra.
O Auris é mais um fruto da Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA), já usado pelo crossover CH-R e que também servirá de base para a próxima geração do Corolla. A única versão com motor somente a combustão usa o 1.2 turbo a gasolina. Já a primeira versão híbrida usa o conjunto conhecido do Prius, com motor 1.8 a gasolina e um elétrico para uma potência total de 91 kW (122 cv). "Silencioso, intuitivo, responsivo e com baixo custo de propriedade, não precisa recarregar na tomada e oferece uma economia excelente e baixo índice de emissões de CO2", diz a Toyota.
Se você deseja mais potência, agora a Toyota está feliz de oferecer um novo híbrido com motor 2.0 que entrega 134 kW, ou 180 cv. Para ampliar a diversão ao volante, o Auris 2.0 Hybrid vem com borboletas na direção para trocas de marcha.
A Toyota diz que o objetivo de design com o Auris era criar um "o hatchback mais forte e dinâmico do mercado". Estilo é subjetivo, mas não há dúvidas de que a terceira geração tem visual muito mais esportivo que as antecessoras, ainda que mantenha o certo conservadorismo que é comum à Toyota em seus carros. Aliás, repare bem na dianteira e lateral do Auris, pois antecipa bastante do que virá no próximo Corolla, previsto para 2019 como linha 2020.
Pensado para o mercado europeu, o Auris apostou na esportividade para enfrentar os rivais de sempre, como VW Golf e o novo Ford Focus que será apresentado em abril.
Fotos: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: Nova Toyota Fielder (perua Corolla) terá versão híbrida
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Flagra - Nova Toyota Fielder promete repetir ousadia do irmão Auris
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Toyota Corolla hatch (Auris) estreará em março no Salão de Genebra
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Flagra - Novo Toyota Corolla 2019 começa a ser testado na versão hatch