Toyota quer construir uma réplica do circuito de Nürburgring no Japão
Circuito seria o centro de um grande campo de provas da marca
A Toyota está envolvida num projeto faraônico, que demandará enorme investimento, para construir um novo campo de provas no Japão. A surpresa é que o empreendimento contará com nada menos do que uma réplica do circuito alemão de Nürburgring.
Segundo afirma a publicação Nikkei Asian Review, marca japonesa está planejando construir estas instalações junto a um centro de pesquisa e desenvolvimento em Aichi, no centro da ilha de Honshu. Serão 11 pistas de testes diferentes, incluindo uma réplica do "inferno verde", onde a Toyota e a grande maioria dos fabricantes testam seus carros.
No entanto, não será uma reprodução totalmente fiel de Nürburgring. A principal diferença será na medida da pista: enquanto a original tem longos 20,7 km, a cópia japonesa terá que se contentar com 5,3 km. Mas ainda assim contará com uma série de curvas e mudanças de relevo similares às do circuito alemão.
A pista será usada para experimentar a capacidade de frenagem e agilidade dos novos modelos, em diferentes condições de aderência, para garantir o perfeito desenvolvimentos dos diversos carros que a Toyota vende ao redor do mundo, desde a Europa e Estados Unidos, passando por Índia e América do Sul.
A publicação ainda que o investimento será na casa dos 2,270 milhões de euros, uma quantia gigantesca, mas necessária e justificada, porque a marca tem como projeto utilizar estas novas pistas para o desenvolvimento de seus futuros carros elétricos. As novas instalações ficariam prontas em 2023 e contariam, inicialmente, com 3.300 empregados.
Fotos: divulgação
Galeria: Toyota Supra - Flagra
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Hyundai HB20 foi o carro que mais desvalorizou em 2024
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Com apenas 1 carro, SUV elétrico da Chrysler vira dúvida
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina