Forte candidato ao posto de veículo mais vendido da Volvo no mundo, o SUV XC40 quer se tornar popular também entre os modelos considerados verdes. Comercializado atualmente apenas em versões a gasolina ou diesel, o modelo ganhará uma breve uma variante totalmente elétrica, atendendo ao plano global de eletrificação da marca. Detalhes sobre a novidade ainda são limitados, mas tudo indica que terá preços competitivos e autonomia para rodar até 500 km.
A partir de 2019, a Volvo espera que todos os seus modelos tenham algum tipo de motor elétrico no sistema de tração. É a chamada eletrificação, que tem diversos graus: desde uma hibridização leve (com o uso de alternoarranque para o sistema stop-start), passando pelos híbridos e chegando aos modelos completamente elétricos. Até 2021, pelo menos 5 modelos totalmente movidos a bateria serão lançados, sendo 2 deles de alto desempenho da Polestar, que se tornou uma marca independente.
Em pré-venda no Brasil com preços entre R$ 169.950 e R$ 219.950, o XC40 tem feito relativo sucesso. Na primeira semana de oferta, mais de 200 unidades foram reservadas. Até o final do ano, a expectativa é emplacar 2 mil exemplares. Por aqui, todas as versões têm motor 2.0 turbo, com 192 cv ou 255 cv, e câmbio automático de 8 marchas.
As Primeiras Impressões do Motor1.com sobre o XC40 você confere aqui.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs premium mais vendidos em fevereiro: eletrificados da Volvo lideram
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Volvo agora tem garantia vitalícia para peças e serviços
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volvo C40 mostra estilo cupê em SUV 100% elétrico por R$ 419.950
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Flagra: Volvo XC40 deve ganhar facelift em breve