Mais vendidos na Alemanha em 2017 – Golf lidera pelo 37º ano e pódio é 100% VW
Mesmo com queda da participação, marca celebra liderança em sua casa
A Alemanha comemorou em 2017 o melhor ano de vendas de veículos novos desde 2009. Foram comercializadas no maior mercado europeu 3.441.262 unidades, um crescimento de 2,7% em relação a 2016.
Na disputa por montadoras, a VW (634.270) manteve uma confortável liderança, mesmo vendendo aproximadamente 22 mil unidades a menos do que no ano anterior. Dentre as cinco primeiras apenas a vice-líder, Mercedes-Benz (326.188), registrou crescimento (+4,8%), ampliando para mais de 40 mil unidades a vantagem sobre a Audi (283.196). No top 20, Peugeot (70.930) e Dacia (62.678) foram as únicas a crescerem mais de 20%.
Com vendas superiores à soma dos três modelos mais próximos, o VW Golf (228.227), mesmo perdendo 3,3% de seus compradores no período, completou impressionantes 37 anos na liderança - o Mercedes W123, em 1980, foi o último modelo diferente a liderar a disputa. Vale ressaltar que, antes disso, o Golf já vinha se mantendo à frente desde 1975, o que totaliza 42 anos em 1º.
O pódio foi dominado pela Volkswagen. O Passat (72.430), que chegou ao sétimo ano seguido como vice-líder, por pouco não perdendo a posição para o Tiguan (71.437), que cresceu quase 12% e atingiu o seu recorde de vendas no país e o seu melhor posicionamento desde o seu lançamento.
O Mercedes Classe C (68.585), que avançou 2,5%, completou o seu quarto ano consecutivo como o melhor “não VW” da lista. Terceiro em 2016, o VW Polo (61.378) caiu para o quinto lugar graças a uma retração de quase 15% mesmo com a nova geração nas concessionárias. O resultado foi a forte aproximação do Audi A4 (59.469), sétimo na última lista.
O Opel Astra (56.327), que havia figurado no top 5 em 2016, perdeu fôlego no ano passado (-14%) e caiu para o oitavo lugar, atrás do Skoda Octavia (59.147), este último líder entre os estrangeiros. No top 10, nenhum outro modelo cresceu tanto quanto o Mercedes Classe E (53.444). Graças a um incremento de quase 30%, a linha intermediária da marca subiu do 22º para o 9º lugar.
Em alta superior a 40%, o BMW Série 5 (42.840) vendeu mais do que o Série 3 (38.343). Dentro do top 30, apenas duas novidades em relação ao ranking do ano anterior. O Mercedes GLC (39.397), dono da maior evolução dentre todos os cinqüenta mais vendidos (+50%), por muito pouco não entrou no top 20. Já o BMW X1 (35.016), 28º, ampliou em mais de 23% o seu número de compradores.
30º, o Fiat 500 (29.836) foi o único modelo dentro do top 30 a não ser produzido por marcas alemãs ou por associadas, como Skoda e Seat – ambas pertencentes à VW. Menção também para o Dacia Sandero (23.993), 37º: além de registrar um dos maiores avanços (+35,4%), o modelo foi o 6º nas vendas privadas no país.
POS. | MODELO | 2017 | 2016 | % VAR. 2017/2016 | % MERCADO |
1 | VW GOLF | 228.227 | 235.935 | -3,3% | 6,6% |
2 | VW PASSAT | 72.430 | 80.900 | -10,5% | 2,1% |
3 | VW TIGUAN | 71.437 | 63.979 | 11,7% | 2,1% |
4 | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 68.584 | 66.898 | 2,5% | 2,0% |
5 | VW POLO | 61.378 | 72.017 | -14,8% | 1,8% |
6 | AUDI A4 | 59.469 | 61.597 | -3,5% | 1,7% |
7 | SKODA OCTAVIA | 59.147 | 58.683 | 0,8% | 1,7% |
8 | OPEL ASTRA | 56.327 | 65.173 | -13,6% | 1,6% |
9 | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 53.444 | 41.486 | 28,8% | 1,6% |
10 | VW TOURAN | 52.182 | 52.560 | -0,7% | 1,5% |
11 | OPEL CORSA | 51.349 | 55.191 | -7,0% | 1,5% |
12 | SKODA FABIA | 49.917 | 49.947 | -0,1% | 1,5% |
13 | AUDI A3 | 49.820 | 57.176 | -12,9% | 1,4% |
14 | MINI | 46.705 | 44.010 | 6,1% | 1,4% |
15 | BMW SÉRIE 1 | 45.699 | 46.632 | -2,0% | 1,3% |
16 | FORD FOCUS | 45.391 | 47.990 | -5,4% | 1,3% |
17 | SEAT LEON | 44.946 | 46.010 | -2,3% | 1,3% |
18 | BMW SÉRIE 5 | 42.840 | 30.055 | 42,5% | 1,2% |
19 | FORD FIESTA | 41.750 | 43.887 | -4,9% | 1,2% |
20 | BMW SÉRIE 2 | 41.144 | 50.680 | -18,8% | 1,2% |
21 | MERCEDES GLC / GLK | 39.397 | 26.255 | 50,1% | 1,1% |
22 | VW TRANSPORTER | 39.390 | 40.875 | -3,6% | 1,1% |
23 | AUDI A6 | 38.856 | 41.341 | -6,0% | 1,1% |
24 | BMW SÉRIE 3 | 38.343 | 43.986 | -12,8% | 1,1% |
25 | FORD KUGA | 37.962 | 34.676 | 9,5% | 1,1% |
26 | VW UP | 36.685 | 36.592 | 0,3% | 1,1% |
27 | OPEL MOKKA | 35.631 | 32.052 | 11,2% | 1,0% |
28 | BMW X1 | 35.016 | 28.400 | 23,3% | 1,0% |
29 | VW CADDY | 32.934 | 32.191 | 2,3% | 1,0% |
30 | FIAT 500 | 29.836 | 32.677 | -8,7% | 0,9% |
31 | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 29.257 | 34.270 | -14,6% | 0,9% |
32 | NISSAN QASHQAI | 26.682 | 28.496 | -6,4% | 0,8% |
33 | FIAT DUCATO | 26.456 | 24.323 | 8,8% | 0,8% |
34 | MERCEDES-BENZ CLASSE B | 25.857 | 30.787 | -16,0% | 0,8% |
35 | SMART FORTWO | 25.818 | 25.768 | 0,2% | 0,8% |
36 | OPEL INSIGNIA | 24.334 | 19.658 | 23,8% | 0,7% |
37 | DACIA SANDERO | 23.993 | 17.721 | 35,4% | 0,7% |
38 | SEAT IBIZA | 23.894 | 21.532 | 11,0% | 0,7% |
39 | RENAULT CAPTUR | 23.700 | 21.194 | 11,8% | 0,7% |
40 | AUDI Q5 | 23.663 | 26.727 | -11,5% | 0,7% |
41 | HYUNDAI TUCSON | 23.645 | 25.494 | -7,3% | 0,7% |
42 | RENAULT CLIO | 23.340 | 24.695 | -5,5% | 0,7% |
43 | AUDI Q2 | 23.147 | 2.205 | 949,8% | 0,7% |
44 | OPEL ADAM | 22.817 | 23.261 | -1,9% | 0,7% |
45 | SKODA SUPERB | 22.535 | 24.145 | -6,7% | 0,7% |
46 | HYUNDAI I30 | 22.460 | 21.473 | 4,6% | 0,7% |
47 | HYUNDAI I20 | 22.209 | 20.395 | 8,9% | 0,6% |
48 | HYUNDAI I10 | 22.004 | 22.010 | 0,0% | 0,6% |
49 | AUDI A5 | 21.671 | 20.576 | 5,3% | 0,6% |
50 | AUDI A1 | 21.458 | 25.112 | -14,6% | 0,6% |
POS. | MARCA | 2017 | 2016 | % VAR. 2017/2016 | % MERCADO |
1 | VW | 634.270 | 656.025 | -3,3% | 18,4% |
2 | MERCEDES-BENZ | 326.188 | 311.286 | 4,8% | 9,5% |
3 | AUDI | 283.196 | 289.617 | -2,2% | 8,2% |
4 | BMW | 261.864 | 262.083 | -0,1% | 7,6% |
5 | OPEL | 243.715 | 243.792 | 0,0% | 7,1% |
6 | FORD | 246.589 | 239.766 | 2,8% | 7,2% |
7 | SKODA | 194.230 | 186.172 | 4,3% | 5,6% |
8 | RENAULT | 135.456 | 125.300 | 8,1% | 3,9% |
9 | HYUNDAI | 108.518 | 107.228 | 1,2% | 3,2% |
10 | SEAT | 108.203 | 97.585 | 10,9% | 3,1% |
11 | FIAT | 84.324 | 77.336 | 9,0% | 2,5% |
12 | NISSAN | 68.019 | 72.547 | -6,2% | 2,0% |
13 | TOYOTA | 81.086 | 71.783 | 13,0% | 2,4% |
14 | MAZDA | 67.262 | 63.310 | 6,2% | 2,0% |
15 | KIA | 64.068 | 60.522 | 5,9% | 1,9% |
16 | PEUGEOT | 70.930 | 56.760 | 25,0% | 2,1% |
17 | DACIA | 62.678 | 49.124 | 27,6% | 1,8% |
18 | CITROËN | 52.760 | 48.726 | 8,3% | 1,5% |
19 | MINI | 46.706 | 44.010 | 6,1% | 1,4% |
20 | MITSUBISHI | 43.367 | 37.228 | 16,5% | 1,3% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| Total | 3.441.262 | 3.351.607 | 2,7% | 100,0% |
Em dezembro
Completando três meses seguidos com crescimento na casa dos dois dígitos (+27,7%), o VW Golf emplacou 16.935 unidades e garantiu uma liderança com mais de 10 mil unidades de vantagem sobre o segundo colocado, um surpreendente BMW Série 1 (6.594) – o modelo havia sido apenas o 18º no ranking de novembro.
O VW Tiguan (5.688) manteve o terceiro lugar, mas com o Passat (5.565) na cola. Destaque para o Ford Focus (4.727), que cresceu quase 23% em relação a 2016 e saltou da nona posição para o top 5, e para o Mini (4.224) em sexto.
Tradicionalmente presente entre os cinco primeiros, o Skoda Octavia (4.177) perdeu espaço (-14,5%). A menos de 60 unidades do Ford Fiesta (4.053), o Peugeot 208 (3.995) assegurou uma histórica nona colocação. Esta foi a primeira vez que o francês figurou no top 10 alemão.
Dentre os cinqüenta mais vendidos, nenhum outro cresceu tanto quanto o BMW Série 5 (3.817, +64%), 12º e muito perto do top 10. Ainda sem conquistar os resultados esperados pela VW, o novo Polo (3.750) foi o 13º. A decepção do mês ficou por conta do Classe C: sempre no pelotão de elite, o Mercedes encerrou o último mês do ano apenas em 14º, com 3.585 unidades.
As vendas de veículos novos na Alemanha em dezembro atingiram a marca de 253.950 unidades, 1% a menos do que em 2016. Com a VW (46.587) líder absoluta entre as montadoras, o destaque coube à BMW (24.821), que subiu da quinta para a segunda posição. Tradicional vice-líder, a Mercedes (18.804), em queda de quase 15%, caiu para o quarto lugar.
POS. | MODELO | DEZ.17 | % MERCADO | DEZ.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 16.935 | 6,7% | 13.266 | 27,7% |
2 | BMW SÉRIE 1 | 6.594 | 2,6% | 5.926 | 11,3% |
3 | VW TIGUAN | 5.688 | 2,2% | 4.990 | 14,0% |
4 | VW PASSAT | 5.565 | 2,2% | 5.489 | 1,4% |
5 | FORD FOCUS | 4.727 | 1,9% | 3.857 | 22,6% |
6 | MINI | 4.224 | 1,7% | 3.676 | 14,9% |
7 | SKODA OCTAVIA | 4.177 | 1,6% | 4.887 | -14,5% |
8 | FORD FIESTA | 4.053 | 1,6% | 4.461 | -9,1% |
9 | PEUGEOT 208 | 3.995 | 1,6% | - | - |
10 | VW TOURAN | 3.873 | 1,5% | 2.961 | 30,8% |
11 | AUDI A4 | 3.855 | 1,5% | 3.392 | 13,6% |
12 | BMW SÉRIE 5 | 3.817 | 1,5% | 2.330 | 63,8% |
13 | VW POLO | 3.750 | 1,5% | 5.333 | -29,7% |
14 | MERCEDES CLASSE C | 3.585 | 1,4% | 4.502 | -20,4% |
15 | FORD KUGA | 3.543 | 1,4% | 2.440 | 45,2% |
16 | OPEL ASTRA | 3.512 | 1,4% | 5.374 | -34,6% |
17 | SKODA FABIA | 3.394 | 1,3% | 4.078 | -16,8% |
18 | OPEL CORSA | 3.364 | 1,3% | 4.086 | -17,7% |
19 | BMW SÉRIE 2 | 3.349 | 1,3% | 3.498 | -4,3% |
20 | BMW SÉRIE 3 | 3.255 | 1,3% | 3.256 | 0,0% |
21 | BMW X1 | 3.167 | 1,2% | 2.888 | 9,7% |
22 | MERCEDES CLASSE E | 3.119 | 1,2% | 2.931 | 6,4% |
23 | VW TRANSPORTER | 3.040 | 1,2% | 2.808 | 8,3% |
24 | SEAT LEON | 2.967 | 1,2% | 2.974 | -0,2% |
25 | SMART FORTWO | 2.853 | 1,1% | 2.320 | 23,0% |
26 | AUDI A3 | 2.709 | 1,1% | 2.741 | -1,2% |
27 | RENAULT CLIO | 2.562 | 1,0% | 2.600 | -1,5% |
28 | MERCEDES GLK / GLC | 2.545 | 1,0% | 1.990 | 27,9% |
29 | VW CADDY | 2.531 | 1,0% | 2.565 | -1,3% |
30 | VW UP | 2.471 | 1,0% | 2.466 | 0,2% |
31 | RENAULT CAPTUR | 2.344 | 0,9% | 2.181 | 7,5% |
32 | AUDI A6 | 2.243 | 0,9% | 2.459 | -8,8% |
33 | OPEL MOKKA | 2.189 | 0,9% | 3.017 | -27,4% |
34 | SEAT IBIZA | 2.108 | 0,8% | 1.839 | 14,6% |
35 | HYUNDAI TUCSON | 2.042 | 0,8% | 1.834 | 11,3% |
36 | OPEL INSIGNIA | 2.041 | 0,8% | - | - |
37 | MERCEDES CLASSE V | 2.015 | 0,8% | - | - |
38 | AUDI A1 | 1.995 | 0,8% | 1.706 | 16,9% |
39 | NISSAN QASHQAI | 1.886 | 0,7% | 2.229 | -15,4% |
40 | AUDI Q2 | 1.733 | 0,7% | - | - |
41 | HYUNDAI I30 | 1.712 | 0,7% | 1.734 | -1,3% |
42 | RENAULT MEGANE | 1.702 | 0,7% | 2.778 | -38,7% |
43 | SKODA KODIAQ | 1.701 | 0,7% | - | - |
44 | FIAT 500 | 1.697 | 0,7% | 2.202 | -22,9% |
45 | OPEL CROSSLAND X | 1.684 | 0,7% | - | - |
46 | RENAULT TWINGO | 1.642 | 0,6% | 2.149 | -23,6% |
47 | DACIA DUSTER | 1.631 | 0,6% | - | - |
48 | AUDI Q5 | 1.626 | 0,6% | 2.122 | -23,4% |
49 | DACIA SANDERO | 1.611 | 0,6% | - | - |
50 | OPEL ADAM | 1.595 | 0,6% | 1.952 | -18,3% |
POS. | MARCA | DEZ.17 | % MERCADO | DEZ.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW | 46.587 | 18,3% | 42.761 | 8,9% |
2 | BMW | 24.821 | 9,8% | 22.585 | 9,9% |
3 | FORD | 20.132 | 7,9% | 18.731 | 7,5% |
4 | MERCEDES-BENZ | 18.804 | 7,4% | 22.037 | -14,7% |
5 | AUDI | 17.638 | 6,9% | 18.158 | -2,9% |
6 | OPEL | 17.149 | 6,8% | 19.148 | -10,4% |
7 | SKODA | 14.011 | 5,5% | 15.428 | -9,2% |
8 | RENAULT | 12.304 | 4,8% | 14.223 | -13,5% |
9 | HYUNDAI | 7.939 | 3,1% | 8.339 | -4,8% |
10 | SEAT | 7.924 | 3,1% | 8.184 | -3,2% |
11 | PEUGEOT | 7.832 | 3,1% | 4.003 | 95,7% |
12 | TOYOTA | 5.596 | 2,2% | 7.044 | -20,6% |
13 | MAZDA | 4.988 | 2,0% | 4.613 | 8,1% |
14 | DACIA | 4.897 | 1,9% | 4.534 | 8,0% |
15 | VOLVO | 4.542 | 1,8% | 5.195 | -12,6% |
16 | KIA | 4.526 | 1,8% | 4.722 | -4,2% |
17 | NISSAN | 4.225 | 1,7% | 4.894 | -13,7% |
18 | MINI | 4.224 | 1,7% | 3.676 | 14,9% |
19 | FIAT | 3.714 | 1,5% | 4.998 | -25,7% |
20 | SMART | 3.654 | 1,4% | 3.650 | 0,1% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 253.950 | ... | 256.533 | -1,0% |
| ACUMULADO | 3.441.262 | ... | 3.351.607 | 2,7% |
Fontes: KBA / Best-Selling-Cars / Best Selling Cars Blog
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 Hyundai lança HB20, HB20S e Creta 2025: vejas os preços e o que muda
- 17:00 Embaixada do Brasil na Argentina faz homenagem a Ayrton Senna
- 16:00 Stellantis usa engenheiros do Brasil e da Índia para gastar 4 vezes menos
- 15:00 Toyota Hilux SRX deixa de ser vendida no Brasil
- 14:00 Carabinieri Foresteri: Suzuki Jimny vira viatura de polícia na Itália
- 13:00 Renault Symbioz 2024 adianta futuro SUV brasileiro da marca
- 12:00 Toyota Hilux perde polêmico aerofólio das versões SRX Plus e GR-Sport
- 11:00 Stellantis pode colocar motores a combustão de volta em carros elétricos
Sobre este artigo
Categoria |