Novo Volvo XC60 é o carro mais seguro do ano, segundo EuroNCAP

SUV obteve pontuação quase perfeita na proteção para adultos: 98%

Volvo XC60 Euro NCAP crash test Volvo XC60 Euro NCAP crash test

Com quase 70 automóveis testados, o ano de 2017 foi um dos mais ativos para o Euro NCAP. No entanto, um modelo se destacou por cima dos outros: a segunda geração do Volvo XC60, que alcançou uma proteção para adultos de 98%, em testes de impacto, e 95% na parte dos assistentes de segurança. 

Sem dúvida, a segurança sempre foi a principal característica da marca sueca desde o começo da empresa, e é algo que pretende continuar no futuro. Tanto é que, pelas palavras do vice-presidente do Volvo Cars Safety Center, "a partir de 2020 ninguém deverá morrer ou se ferir gravemente em um automóvel novo da Volvo". Por ora, o resultado do XC60 indica que a marca está no caminho correto. 

Além disso, a Volvo é a primeira fabricante a conseguir pontuações perfeitas nos testes do assistente de frenagem de emergência autônoma em cidade, com três modelos diferentes: XC60, S90 e V90. Este dois últimos, aliás, obtiveram pontuação de 95% na proteção para adultos e de 93% na categoria dos assistentes de segurança. 

Leia também:

Nem todos foram 5 estrelas...

Junto com o XC60, Kia Stinger, Jaguar F-Pace, Yoyota Yaris e Hyundai Kona também obtiveram 5 estrelas. O grande fracasso de 2017 ficou por conta do Fiat Punto, que havia obtido 5 estrelas em seu primeiro teste (em 2005, quando se chamava Grande Punto), e agora foi o primeiro carro a receber 0 estrela pelo instituto, penalizado por não oferecer itens como airbags laterais e aviso de cinto afivelado.  

Fontes: Volvo y EuroNCAP

Envie seu flagra! flagra@motor1.com