À venda no mercado europeu desde 2012, a atual geração do Renault Clio já não pode ser considerada a opção mais atualizada e tecnológica do concorrido segmento de compactos. Com aproximadamente seis anos de vida, o modelo começa a sentir o peso da idade diante da concorrência e, por conta disso, os franceses trabalham fortemente no desenvolvimento de uma nova linhagem. Detalhes sobre o projeto ainda são mantidos sob sigilo, mas a revista AutoExpress adianta que tudo estará pronto até o final deste ano para que a apresentação da novidade aconteça em setembro, no Salão de Paris.
Do ponto de vista estético, a publicação relata que a fórmula geral será mantida, mas que muitos elementos novos serão introduzidos no design. A dianteira, por exemplo, será diretamente inspirada em lançamentos recentes, como Talisman, Koleos e Mégane, com direito até aos icônicos LEDs em formato de C.
Por dentro, uma das principais promessas diz respeito ao uso de materiais mais nobres no acabamento, além de novas tecnologias de conectividade e entretenimento (agrupadas na gigantesca tela sensível ao toque que têm virado marca registrada ultimamente).
Na mecânica, já é certo que a plataforma adotada será uma evolução da atual base CMF-B, o que acarretará menores custos de desenvolvimento. Sob o capô, o atual motor 0.9 será retrabalhado e o novo 1.3 turbo será oferecido em diferentes níveis de potência. A manutenção do atual 1.5 diesel ainda é uma incógnita, mas a presença de um conjunto híbrido-leve de 48 volts promete render bons níveis de consumo, com baixas emissões. Além disso, o peso final do carro será reduzido e a presença de materiais leves, como alumínio, será ampliada.
Na Europa, o Clio V brigará diretamente Ford Fiesta, Volkswagen Polo, Citroën C3 e Opel Corsa. No Brasil, o lançamento é bastante improvável, visto que a Renault local preferiu apostar no Sandero, maior e de projeto mais simples, para brigar no preço.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lançamentos Renault 2023: novo SUV, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Clio reestilizado adianta futuro SUV brasileiro da Renault
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Europa em novembro: Renault Clio comanda domínio francês
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Renault Clio Williams, o esportivo para lembrar de Frank Williams