#TBT Motor1 - Há 20 anos, nascia a Ford Courier, picape do Fiesta
Diferentemente do hatch, modelo teve vida curta e apenas uma geração
O Brasil é referência em matéria de picapes pequenas, derivadas de carros de passeio. A Fiat foi a pioneira neste segmento, com a 147 City, e segue até hoje na liderança de vendas, com a Strada. A GM teve a Chevy, depois a picape Corsa e a Montana. A VW apostou na Saveiro. Já a Ford entrou mais tarde no jogo, primeiro com a Pampa (de 1982 a 1997) e depois com a Courier, que usava a plataforma do então recém-lançado Fiesta nacional.
Lançada em 1997, a Courier chamava a atenção pelo desenho moderno, já que seguia a mesma cartilha do Fiesta de quarta geração, e também pela boa dirigibilidade herdada do hatch. Além disso, tinha a maior caçamba da categoria: com 1.030 litros de capacidade, podia carregar 750 kg de carga.
Na ocasião, vinha equipada com o motor 1.3 Endura 8 válvulas, de 60 cv e 10,4 kgfm, na versão de entrada. Na intermediária, chamada de CLX, já usava o moderno 1.4 16V Zetec, com 89 cv e 12,5 kgfm de torque, e trazia itens como direção hidráulica, vidros e travas elétricos e vidro traseiro basculante. Já topo da linha, chamada de Si, tinha apelo esportivo com para-choques na cor da carroceria e rodas de liga aro 14".
Em 2000, a Courier recebe a mesma reestilização aplicada no Fiesta. Sai a frente popularmente chamada de "tristonho" e entra a "gatinho", com faróis maiores e espichados. Os dois motores, 1.3 e 1.4, são substituídos de uma vez pelo 1.6 8V Zetec Rocam, de 95 cv e 14,2 kgfm de torque. A versão básica passa a se chamar L, e a Si se torna XL.
Em 2001, foi lançada a série Sport, com itens como ar-condicionado, rodas de 14", para-choques na cor do carro e interior com detalhes em alumínio, como manoplas e câmbio e freio de mão. Em 2006, é lançada em versão van, voltada exclusivamente para uso comercial.
Em 2007, com o mesmo visual, a Courier ganha o motor 1.6 Zetec Rocam flex, com 96/107 cv e até 15,6 kgfm de torque. Assim, ela se manteve até deixar de ser produzida, em 2013, dando espaço para o New Fiesta hatch na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Na época, muito se falou sobre uma nova picape da Ford, usando como base o EcoSport, mas o projeto nunca saiu do papel.
Fotos: divulgação
Galeria: Ford Courier (1997 a 2013)
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:09 Semana Motor1.com: novo SUV da BYD, Chery confirma picape e mais
- 14:00 Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
- 13:00 Hunter 350 cresce 47,6% e vira a Royal Enfield mais vendida
- 10:00 Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
Sobre este artigo
Categoria |