Se muitos já cultuam o VW Up TSI brasileiro como um quase esportivo, a brincadeira ia ser mais séria com a novidade lançada na Europa. O Up GTI chega como a opção de entrada aos atuais Polo e Golf GTI, mas sem perder a capacidade de divertir e andar muito. E gastando pouco.
Com um espaço reduzido no cofre, o Up GTI mantém o motor 1.0 de 3 cilindros. Porém, usa o TSI, turbo com injeção direta, calibrado para 114 cv e 20,4 kgfm de torque. Ou seja, praticamente as mesmas especificações do Polo TSI brasileiro quando abastecido com gasolina e 9 cv e 3,6 kgfm de torque a mais que o nosso Up TSI quando abastecido com etanol.
Além disso, o Up GTI tem câmbio manual de 6 marchas, o que permite um escalonamento mais curto. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e velocidade máxima de 197 km/h, segundo a Volkswagen. A suspensão foi recalibrada e o carro roda 15 mm mais baixo, mesmo com as rodas de 17". A tampa traseira é de vidro, com o logo GTI cravado, com um pequeno aerofólio no topo. Os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira. No interior, o clássico tecido xadrez nos bancos e o mesmo volante utilizado no Golf e Polo GTI.
Na Europa, começou a ser vendido por 16.975 euros, ou cerca de R$ 65 mil em conversão direta.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW up! sai de linha na Europa e será substituído por elétrico de R$ 100 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Up! GTI começa a sair de linha na Europa sem deixar sucessor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Semana Motor1.com: Kwid 2023, Mobi 2022, Novo Classe C e mais