A Ford confirma o que alguns fãs do compacto não queriam acreditar: as mudanças do Fiesta 2018 se resumem ao estilo da dianteira e à estreia da central multimídia Sync 3 - esta a partir da versão SE Plus. O hatch mantém os motores 1.6 e 1.0 EcoBoost (que agora deixa de ser o topo de linha), bem como o polêmico câmbio Powershift nos modelos automáticos. Preços partem de R$ 56.690 (acréscimo de R$ 3.030), conforme mostra a tabela a seguir:
Versão | Preço | Preço anterior |
Fiesta SE 1.6 | R$ 56.690 | R$ 53.660 |
Fiesta SE Style 1.6 | R$ 59.590 | R$ 56.590 |
Fiesta SE Plus 1.6 AT | R$ 62.390 | R$ 58.490 |
Fiesta SEL 1.6 | R$ 61.090 | R$ 58.590 |
Fiesta SEL 1.6 AT | R$ 65.390 | R$ 63.190 |
Fiesta Ecoboost 1.0T Style AT | R$ 69.790 | Nova versão |
Fiesta Titanium 1.6 AT | R$ 71.190 | R$ 68.990 |
Fiesta Titanium Plus 1.6 AT | R$ 75.190 | R$ 73.090 |
Como você já deve ter percebido vendo a tabela de preços, a Ford fez uma estranha movimentação de versões do Fiesta 2018. Agora o modelo equipado com o excelente motor 1.0 Ecoboost, de turbo e injeção direta, com 125 cv e 17,3 kgfm (movido a gasolina), só está disponível na versão intermediária Style. Enquanto isso, as topo de linha Titanium e Titanium Plus carregam o mesmo 1.6 flex das versões de entrada, com 128 cv e 16 kgfm - um bom propulsor, mas muito atrás do Ecoboost em desempenho e eficiência energética.
Ao contrário do EcoSport, que ganhou painel emborrachado e central multimídia "flutuante", no Fiesta a Sync 3 com tela de 6,5" entra no painel como se fosse um acessório, com grande volume na parte traseira do equipamento - ao menos tem tela tátil e conexão Apple CarPlay e Android Auto. Também não espere pelo novo motor 1.5 de 3 cilindros e nem pelo câmbio automático de 6 marchas e conversor de torque, que passaram a equipar o SUV. No hatch foi mantido o Powershift automatizado de dupla embreagem e 6 marchas, que, apesar das trocas rápidas e menor consumo, sofreu com problemas de durabilidade que "mancharam" sua reputação no mercado.
Segundo a Ford, o Fiesta 2018 recebeu novas espumas nos bancos e encostos de cabeça reposicionados. Também diz ter aplicado reforços na carroceria para aumentar a proteção em impactos laterais (para evitar zerar no Latin Ncap como o fez o Ka), além de ter mexido no acerto de suspensão para melhorar o conforto de rodagem - o que iremos avaliar em breve num teste completo.
Na parte visual, o para-choque dianteiro é a principal novidade, com grade inferior de abertura ampla para deixar o hatch com aparência mais robusta. Na traseira, há apenas um novo aplique no para-choque e lanternas transparentes com assinatura de luz - mas apenas na versões Titanium. As rodas podem ser de aço aro 15" com calotas (SE), liga-leve aro 15" (SEL) e liga-leve aro 16" (Style e Titanium). Seis opções de cores são oferecidas para a carroceria: as perolizadas vermelho Vermont, azul Califórnia e preto Bristol, a metálica prata Dublin e as sólidas vermelho Arizona e branco Ártico.
SE - ar-condicionado, direção elétrica, trava, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, central multimídia SYNC 1 com AppLink e Assistência de Emergência, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, freios ABS, alarme volumétrico, e computador de bordo.
SE Style 1.6 - Adiciona rodas de liga leve aro 16", grade dianteira, retrovisores e moldura do farol de neblina com acabamento em preto.
SE Style 1.6 AT - Adiciona multimídia SYNC 3, controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, vidros elétricos traseiros e fechamento global de vidros na chave.
SEL 1.6/ 1.6 AT - Adiciona ar-condicionado digital, mas vem com rodas de liga leve aro 15".
Style Ecoboost AT - Mesmos itens da 1.6 Style, mais o motor 1.0 turbo.
Titanium 1.6 AT - Adiciona rodas de liga leve aro 16", faróis com luzes diurnas de LED e lanterna parcial em LED.
Titanium Plus 1.6 AT - Adiciona bancos de couro, airbags laterais, de cortina e de joelhos (7 no total), botão de partida Ford Power, acesso sem chave, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e espelho retrovisor eletrocrômico.
Ford Fiesta 2018 perdeu a chance de brigar com Polo e Argo
Fotos: divulgação
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