Sucesso do Kwid coloca Renault nas "4 grandes"
Marca registrou 20.491 veículos em setembro, sendo metade deles unidades do subcompacto
O grupo das "4 grandes" do mercado brasileiro sempre foi formado por Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen. Nos últimos tempos, a Hyundai desbancou a Ford e tornou-se a 4ª mais vendida (ou 3ª, excluindo comerciais leves). Agora foi a vez da Renault fazer o mesmo, desbancando a marca coreana. É a primeira vez desde chegou ao país, em 1988, que a fabricante francesa consegue entrar neste seleto grupo.
Não é nenhum segredo o motivo de a Renault ter crescido tanto nas vendas. O Kwid emplacou 10.357 unidades em setembro. Isso é pouco mais da metade dos 20.491 veículos registrados pela marca em todo o mês. Em agosto, a Renault teve 16.372 emplacamentos.
A Hyundai perdeu o posto entre as 4 grandes com o recuo das vendas do HB20 e agora é a 6ª fabricante mais vendida. Registrou 20.046 unidades em agosto, caindo para 16.912 veículos em setembro, uma diferença de 2.753 emplacamentos. O hatch teve uma queda de 1.847 unidades no mesmo período. Graças ao bom desempenho do Ka, a Ford manteve a 5ª posição no mês, com 18.781 veículos.
Isolada na liderança, a General Motors fechou setembro com 35.248 unidades, 3.041 veículos abaixo do mês passado. A 2ª colocada é a Fiat, com 25.213 unidades, uma queda de 4.090 unidades forçada pela queda no desempenho do Mobi. Mantendo a 3ª colocação, a Volkswagen recuou 2.988 veículos, passando de 26.240 para 23.252 emplacamentos.
A Nissan teve um bom mês. Fechou com 7.708 unidades, subindo para a 9ª posição e ultrapassando a Jeep, agora a 10ª colocada e que soma 7.200 veículos Essa troca de posições acontece pelo crescimento da Nissan, empurrado pelo desempenho do Kicks nacional, e a queda nas vendas do Renegade.
Veja quais foram as marcas mais vendidas de setembro:
POS. | MARCA | UNIDADES | PARTICIPAÇÃO |
1º | GENERAL MOTORS | 35.248 | 18,2% |
2º | FIAT | 25.213 | 13,0% |
3º | VOLKSWAGEN | 23.252 | 12,0% |
4º | RENAULT | 20.491 | 10,6% |
5º | FORD | 18.781 | 9,7% |
6º | HYUNDAI | 16.912 | 8,7% |
7º | TOYOTA | 15.189 | 7,9% |
8º | HONDA | 9.676 | 5,0% |
9º | NISSAN | 7.708 | 4,0% |
10º | JEEP | 7.200 | 3,7% |
11º | PEUGEOT | 2.414 | 1,3% |
12º | MITSUBISHI | 2.219 | 1,2% |
13º | MERCEDES-BENZ | 2.197 | 1,1% |
14º | CITROËN | 1.647 | 0,9% |
15º | AUDI | 839 | 0,4% |
16º | BMW | 809 | 0,4% |
17º | KIA | 651 | 0,3% |
18º | CHERY | 526 | 0,3% |
19º | LAND ROVER | 476 | 0,3% |
20º | SUZUKI | 344 | 0,2% |
21º | JAC MOTORS | 308 | 0,2% |
22º | VOLVO | 305 | 0,2% |
23º | LIFAN | 302 | 0,2% |
24º | IVECO | 172 | 0,1% |
25º | TROLLER | 138 | 0,1% |
26º | MINI | 130 | 0,1% |
27º | PORSCHE | 112 | 0,1% |
28º | JAGUAR | 79 | 0,0% |
29º | SUBARU | 63 | 0,0% |
30º | LEXUS | 50 | 0,0% |
Fonte: AutoInforme
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:00 Coluna do Calmon: Aos 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria
- 13:00 Polônia ou Espanha podem sediar fábrica da chinesa Geely na Europa
- 11:00 De olho no DCT da Honda, BMW lança sistema de embreagem automática
- 10:00 Denza D9: BYD estuda vender super minivan de luxo no Brasil em 2025
- 08:00 Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
- 15:09 Semana Motor1.com: novo SUV da BYD, Chery confirma picape e mais
- 14:00 Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
- 13:00 Hunter 350 cresce 47,6% e vira a Royal Enfield mais vendida
Sobre este artigo
Categoria |