Dacia não planeja criar novos carros
Braço da Renault na Romênia acha que linha atual é suficiente e focam em reconhecimento na Europa
A divisão romena da Renault não pensa em desenvolver novos modelos. Segundo o chefe da Dacia, Jean-Christophe Kugler, não há qualquer pressão interna dentro da Aliança Renault-Nissan para que a marca expanda sua linha, atualmente composta por Duster, Logan (perua e sedã), Sandero e a minivan Lodgy.
Parece ser algo sem importância, só que a Dacia tem um papel importante para o Brasil. De todos os modelos que eles produzem atualmente, os únicos que não ganharam uma versão nacional com o nome da Renault é a perua do Logan e a minivan Lodgy. Poucos carros vendidos pela marca no nosso mercado tem origem diferente. Duster Oroch e Sandero R.S. 2.0 foram desenvolvidos aqui, o Kwid é projeto indiano, o Fluence foi criado na Coreia do Sul e chega aqui vindo da Argentina, e o Captur usa o design da versão europeia com mecânica do Duster.
Para Kugler, a prioridade da Dacia é tornar a fabricante mais conhecida nos 44 mercados onde participam. “Temos quebrado nossos recordes em vários anos, apesar de não sermos conhecidos o suficiente – Eu acho que isso nos mostra onde devemos focar. Nós temos mais oportunidades com a linha de veículos que já temos.”
Galeria: Renault Sandero reestilizado - Europa
Havia muita especulação sobre novos modelos da Dacia. Uma delas foi de adaptar o Kwid para o mercado europeu e parte da Ásia, ideia que foi descartada diversas vezes pelos executivos da fabricante. Outra que circulou por muito tempo foi a possibilidade de criar um Duster de sete lugares e que, como foi revelado na apresentação da segunda geração do crossover, nunca foi cogitado.
Por aqui, a Renault trabalha no lançamento do Koleos, SUV médio que estava no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado. Acabou atrasando e agora espera pelo fim do Inovar-Auto, com previsão de ser lançado em 2018. O novo regime automotivo abrirá as portas para os carros importados e a montadora pode aproveitar para trazer mais modelos franceses. Enquanto isso, para o ano que vem, teremos o facelift do Sandero e Logan, trocando o câmbio automatizado pelo CVT.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
Galeria: Dacia Duster 2018 - Salão de Frankfurt
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
- 12:00 Prestes a trocar de geração, Chevrolet Equinox tem R$ 28.000 de desconto
- 11:00 12Cilindri: Ferrari lança o que pode ser seu último V12 puro com 830 cv
Sobre este artigo
Categoria |