Faltando 4 meses para acabar o ano, muitos modelos já podem comemorar antecipadamente

"Não perde mais!". A famosa frase de um narrador esportivo poderia ser o título desta reportagem. Com os números de agosto nas mãos, já podemos observar (e não de hoje) alguns modelos que dominaram seus segmentos o suficiente para já poder tirar o terno do armário e se preparar para receber o troféu de mais vendido de 2017. Aliás, a briga já está definida em quase todos os segmentos. Poucos líderes ainda sofrem alguma ameaça. Separados por segmentos, mostramos quais são eles. 

 

Fiat Mobi Drive e Mobi Way

Subcompactos - Fiat Mobi

Sim, o Fiat Mobi já pode comemorar. Vendeu até então 35.296 unidades, longe dos 24.014 do VW up!, o segundo colocado na categoria. Na média, foram 4.412 unidades vendidas por mês, contra 3.001 unidades do Volkswagen. O modelo da casa alemã só tem chances se o Mobi, por algum motivo, não vender sequer uma unidade pelos próximos 4 meses. E ainda assim não terá uma grande vantagem. Mas em 2018 haverá o Renault Kwid na briga. Longe do fluxo normal de entregas e produção, emplacou 2.890 unidades em agosto. Promete!

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Fiat Mobi 35.296 4.412
2. VW up! 24.014 3.002

 

Comparativo Argo x Onix x HB20

 Hatches pequenos - Chevrolet Onix

Esse levará dois títulos. Como hatch pequeno, já emplacou 116.982 unidades, bem distante dos 70.836 Hyundai HB20, o segundo colocado. Estamos falando de uma média mensal de 14.622 unidades, contra 8.854 unidades do seu oponente mais próximo. Nem se o HB20 ficar sozinho na disputa pelos próximos 4 meses ele chegará perto do Chevrolet, que também levará o troféu de carro mais vendido do país pelo terceiro ano seguido. 

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Chevrolet Onix 116.982 14.623
2. Hyundai HB20 70.836 8.855

 

Comparativo Cruze Sport6 x Golf TSI

 Hatches médios - Chevrolet Cruze Sport6

Segmento em baixa, mas o Chevrolet Cruze Sport6 deixou o VW Golf para trás com sua nova geração. Foram 4.748 unidades emplacadas até agosto, uma média de 593 unidades mensais. No segundo lugar, foram 3.108 unidades do Golf, uma média de 388 unidades/mês. Será que a reestilização ajudará? O problema é dividir a atenção com o Polo nas concessionárias, e essa reação deveria ter acontecido antes. 

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Chevrolet Cruze Sport6 4.748 594
2. VW Golf 3.108 389

 

Chevrolet Prisma 2018

 Sedãs pequenos - Chevrolet Prisma

A Chevrolet leva também com o Prisma. Foram 44.914 unidades até agosto, uma média de 5.614 unidades/mês. Com 26.134, o Voyage acompanha de longe. Vendendo em média 3.267 unidades/mês, o VW não conseguiria tirar a diferença nem mesmo se o Prisma saísse de linha. 

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Chevrolet Prisma 44.914 5.614
2. VW Voyage 26.134 3.267

 

Chevrolet Cobalt 2018

 Sedãs compactos - Chevrolet Cobalt

Segmento com poucos concorrentes, é dominado por outro Chevrolet. O Cobalt emplacou 15.248 unidades, contra 10.956 do Honda City. O sedã japonês podria assumir a posição se o modelo da GM sumisse das lojas, o que obviamente não irá ocorrer. Caneco pro Cobalt! 

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Chevrolet Cobalt 15.248 1.906
2. Honda City 10.956 1.370

 

Comparativo - Toyota Prius e Corolla Altis

 Sedãs médios - Toyota Corolla

Como o Chevrolet Onix, o Toyota Corolla abriu uma diferença de respeito dos concorrentes. Com 42.116 unidades emplacadas até agosto, vê o Honda Civic (18.346) bem de longe. Mesmo se somássemos o segundo e o terceiro colocados (Civic e Chevrolet Cruze), chegaríamos a 30.979 unidades, muito longe do Toyota. 

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Toyota Corolla 42.116 5.265
2. Honda Civic 18.346 2.293

 

Chevrolet Spin 2018

 Monovolumes - Chevrolet Spin

Quase sozinho no segmento, o Spin emplacou 15.358 unidades nos primeiros oito meses do ano. Em segundo lugar, o Citroën Aircross, com apenas um terço das vendas do Chevrolet, não faz nem sombra. 

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Chevrolet Spin 15.358 1.919
2. Citroën Aircross 5.449 681

 

Chevrolet Camaro SS Conversível 2017

 Esportivos - Chevrolet Camaro

O Camaro é outro Chevrolet que desponta como líder de seu segmento. São apenas 114 unidades, perto dos 102 Porsche 911 emplacados até então. Uma diferença curta que pode ser compensada? São 14 unidades/mês contra 13 do Porsche. Esta briga é bonita de se ver - nas pistas e nas lojas. Aqui pode haver virada.

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Chevrolet Camaro 114 14
2. Porsche 911 102 13

 

Honda HR-V Touring

 SUVs compactos - Honda HR-V

O segmento do momento é liderado pelo Honda HR-V desde 2015, sempre com o Jeep Renegade em sua cola. Mas se o Jeep perdeu um pouco do fôlego este ano, outros oponentes surgiram e podem ameaçar a hegemonia do Honda. O principal postulante ao topo do ranking é o Hyundai Creta, que já encostou no Renegade e vem mantendo forte ritmo de vendas nos últimos meses. Mas faltando apenas quatro meses para o fim do ano, dificilmente a dupla tirará essas 6 mil unidades de vantagem do HR-V. A briga será mais dura no ano que vem.

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Honda HR-V 31.146 3.893
2. Jeep Renegade 25.541 3.193
3. Hyundai Creta 24.870 3.109

 

Jeep Compass 2018

 SUV médio - Jeep Compass

O Compass vende mais até que o seu irmão menor, o Renegade. E, sozinho, vende quase o mesmo volume somado de todos os modelos dessa categoria. Foram 30.349 unidades emplacadas, contra 6.676 unidades do Hyundai Ix35. Mais um caso do "já ganhou" com boa distância. Ele já está bem próximo até do compacto Honda HR-V. Será que o Jeep vai se tornar o líder geral dos SUVs este ano? Seria uma façanha e tanto para um modelo que custa mais de R$ 100 mil.

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Jeep Compass 30.349 3.794
2. Hyundai Ix35 6.676 835

 

Toyota SW4

 SUV grande - Toyota SW4

Segmento que usa picapes como base, tem como líder o Toyota Hilux SW4. São 8.343 unidades contra 2.234 do Chevrolet Trailblazer. E olha que o Toyota é mais caro que o Chevrolet. Aqui, o troféu já é do SW4.

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Toyota Hilux SW4 8.343 1.043
2. Chevrolet Trailblazer 2.234 279

 

Fiat Strada 2018

 Picapes pequenas - Fiat Strada

Nos últimos meses, a Fiat Strada tem sofrido ameaças até mesmo da irmã maior, a Toro. Mas ainda é a picape mais vendida, com 32.659 unidades. Atrás a VW Saveiro vendeu 27.909 unidades, uma média de 3.499 unidades/mês. A Fiat emplacou uma média de 4.082/mês. Para virar o jogo, a Saveiro teria de colocar uma vantagem superior a mil unidades sobre a Strada em cada mês desse quadrimestre. Muito improvável.. 

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Fiat Strada 32.659 4.082
2. VW Saveiro 27.909 3.489

 

Fiat Toro

 Picapes médio-compactas - Fiat Toro

Toro e Renault Duster Oroch competem neste segmento. A Fiat emplacou 34.597 unidades, contra 6.991 da Renault. Bem longe, não?!

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Fiat Toro 34.597 4.325
2. Renault Duster Oroch 6.991 874

 

Comparativo - Chevrolet S10 2.5 AT vs. Toyota Hilux 2.7 AT

 Picapes médias - Toyota Hilux

Uma outra briga boa é dessas duas veteranas. A Hilux emplacou 21.884 unidades (2.735/mês) e a Chevrolet S10, 19.358 unidades (2.419/mês). E a Chevrolet apresentou novidades recentes, como nova versão com motor 2.5 flex com câmbio automático e linha 2018 turbodiesel com novidades mecânicas. Será que muda? Difícil, mas não impossível.

POS. MODELO TOTAL (ATÉ AGOSTO/2017) MÉDIA MENSAL
1. Toyota Hilux 21.884 2.736
2. Chevrolet S10 19.358 2.420

Dados: Fenabrave

Fotos: Divulgação e arquivo Motor1.com Brasil