De olho no futuro, a Ford anunciou nesta terça-feira (22) uma parceria com a fabricante chinesa Anhui Zotye Automobile. Para aproveitar a experiência da nova parceira, a marca norte-americana pretende criar uma joint-venture para o desenvolvimento, produção, venda e manutenção de uma nova linha de veículos elétricos de passageiros no mercado chinês.
“Poder lançar uma nova linha de veículos totalmente elétricos no maior mercado automotivo do mundo é um passo empolgante para a Ford na China”, afirma Peter Fleet, presidente da Ford Ásia Pacífico. “Os veículos elétricos terão uma participação importante na China, e a Ford quer ser líder em novas soluções nesse segmento.”
Na corrida pelo desenvolvimento de veículos elétricos, a China é o mercado que desponta como o de maior crescimento no mundo. De acordo com a Ford, a expectativa é de que o mercado chinês consuma 6 milhões de unidades de veículos eletrificados por ano em 2025, sendo que deste total, cerca de 4 milhões serão totalmente elétricos.
Por lá, a Zotye Auto foi uma das primeiras montadoras a apostar na produção de veículos de passageiros totalmente elétricos. A aposta foi tão certeira que hoje a Zotye lidera o mercado no segmento de compactos.
Embora a joint-venture tenha participação igualitária das marcas, os futuros veículos da parceria serão vendidos sob uma nova marca local. Informações adicionais sobre produtos e volumes de produção serão anunciados após a aprovação do acordo definitivo.
“A parceria entre a Zotye Auto e a Ford fortalece ambas as partes para que possamos ter uma participação importante no crescente mercado de veículos elétricos na China”, diz Jin ZheYong, presidente da Anhui Zotye Automobile, com sede em Huangshan, província de Anhui.
O objetivo da Ford é lançar globalmente 13 veículos elétricos nos próximos cinco anos, com um investimento de US$ 4,5 bilhões.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação