Depois de aproximadamente 6 anos de comercialização em todos os mercados principais da Audi, a atual geração do SUV Q3 finalmente caminha rumo à aposentadoria. Nascido em 2011 como a missão de desempenhar o papel de crossover de entrada da marca (função que, nos dias de hoje, cabe ao Q2), o modelo mudará completamente no ano que vem para se tornar mais moderno e, principalmente, mais tecnológico. O estilo que o consagrou, porém, não deve mudar tanto, já que protótipos vistos em testes apontam para um design de perfil mais evolutivo do que propriamente revolucionário.
Hoje construído sobre uma plataforma já datada, a PQ35, o Q3 de segunda geração finalmente adotará a tão difundida base modular MQB. A troca fará com que o SUV cresça no tamanho e, em especial, passe a oferecer mais espaço no interior. Especulações apontam que o comprimento total saltará dos atuais 4,39 metros para algo em torno de 4,45 m, enquanto a distância entre-eixos será ampliada de 2,60 m para cerca de 2,65 m. A meta da Audi é recheá-lo para mais bem equilibrar sua linha de SUVs, tendo em vista que o novo Q5 ficou maior e que logo abaixo existe agora o Q2.
O lançamento está programado para 2018, mas uma data específica ainda não foi definida. Certeza mesmo temos sobre a mudança no local da produção, que passará a ser concentrada na fábrica húngara de Győr (onde já são feitos os modelos A3 e TT) e não mais na planta espanhola de Martorell.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q3 ganha nova série especial e preço sobe: veja os valores
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Fábrica do Volkswagen T-Cross e Audi Q3 no Brasil completa 25 anos
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Nova geração do Audi Q3 entrará na moda dos SUVs com faróis divididos
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Novo Audi Q3 2025: veja como pode ficar o SUV que chega ano que vem