Considerado um dos principais pontos fracos da atual encarnação do Nissan Leaf, o design acanhado e de gosto duvidoso foi algo definitivamente deixado de lado na nova geração. Prova disso foram os flagras já publicados de protótipos em testes e, mais recentemente, de um exemplar fotografado completamente limpo. Com base nesses vazamentos, o pessoal do OmniAuto.it elaborou a projeção que abre esta matéria. Mas nem precisaríamos dela: um funcionário da Nissan divulgou acidentamente fotos da segunda geração do Leaf em sua fábrica, em Yokosuka, no Japão. Usando o nome 2001yNB8C bluemiata no Twitter, o tal funcionário bem que tentou apagar a parada, mas o Jalopnik conseguiu as fotos e publicou o registro para a posteridade.
Não bastasse termos as fotos, o pessoal do site Push EVs também pegou um vacilo do AutoBytel com todos os dados técnicos do novo Leaf. Segundo o site americano, o Leaf de segunda geração tem 4,48 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,56 m de altura, com o mesmo entre-eixos de 2,70 m. Parece pouca mudança em relação ao antigo, que tinha 4,45 m, 1,77 m e 1,55 m, respectivamente, mas ele está um pouco mais pesado, com 1.557 kg em ordem de marcha, contra 1.521 kg do anterior. Um ganho de peso estranho, considerando que, se o Autobytel estiver correto, a menor bateria passou de 24 kWh para 40 kWh, para oferecer uma autonomia mais generosa. Fala-se em algo entre 300 km e 400 km por carga completa com o pacote de baterias mais caro. O de entrada deve dar 200 km de autonomia. A confirmar.
Como já dissemos,a nova filosofia de design da Nissan dará ao Leaf os traços já vistos no Kicks e na nova geração do March - principalmente levando em consideração o conjunto frontal. Repare no corte dos faróis, no desenho da grade e na inclinação do capô: é exatamente o mesmo tema visto nos novos lançamentos. A traseira, já vista sem disfarces, perderá as lanternas altas e posicionadas sobre as colunas em favor de um conjunto mais harmônico e criativo. A placa de identificação, por sua vez, subirá do para-choque para a tampa do porta-malas.
Além disso, marcará presença o novo sistema de condução e-Pedal, nunca antes usado em nenhum outro veículo. Com ele, o motorista poderá acelerar, reduzir a velocidade e até parar completamente o carro fazendo uso de apenas um pedal.
Desde que foi lançado, o Leaf já vendeu em todo o mundo mais de 277 mil unidades. Com uma nova geração mais eficiente e (finalmente) bonita, a expectativa da Nissan é ampliar consideravelmente estes números. Todos os detalhes serão divulgados no dia 6 de setembro, em Tóquio.
Colaborou Gustavo Henrique Ruffo
Fonte: 2001yNB8C bluemiata no Twitter via Jalopnik
Projeção e fotos: OmniAuto.it e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf vai virar SUV na próxima geração; conceito antecipa design
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Leaf: um dos primeiros carros elétricos do Brasil pode sair de linha
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Vídeo: Nissan Leaf vira esportivo com dois motores e tração integral
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan testa Leaf com dois motores elétricos e tração integral