Algum modelo é capaz de interromper a hegemonia do Onix? Até o momento, parece que não. Com 15.234 unidades emplacadas em julho, melhor resultado em 2017, o Chevrolet ultrapassou os 22% de participação de mercado e abriu quase seis mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (9.312).
Segundo colocado em maio e quarto em junho, o Ford Ka (7.248) retornou ao pódio, deixando para trás o Renault Sandero (6.663), que perdeu quase 27% dos compradores em relação a junho, mas cresceu quase 17% na comparação com 2016. O VW Gol, com 6.236 unidades, recuperou a quinta posição perdida na última lista.
Após registrar em junho seu recorde de vendas, o Fiat Mobi (4.315) recuou mais de 34% nas últimas semanas. Praticamente estável na comparação com o mês anterior, o VW Fox / Crossfox (3.771) ficou à frente do Toyota Etios (3.542), ambos vendendo menos do que há um ano.
Fechando o top 10, dois modelos da Fiat separados por pouco mais de cem unidades: o veterano Uno (3.355) e o novato Argo (3.235), este ainda longe da meta de seis mil unidades mensais prevista pela marca italiana. Quem não teve motivos para comemorar foi o Palio (1.468), fora da relação de líderes pelo quinto mês seguido graças a uma retração de quase 80%.
O maior destaque negativo, no entanto, teve sotaque japonês. Emplacando apenas 612 unidades, o Nissan March, em baixa de quase 70%, chegou ao seu nível mais crítico desde outubro de 2012, quando apenas 123 consumidores saíram das concessionárias da marca com o hatch.
Quem também não teve o que comemorar foi o March, com apenas 1.054 emplacamentos – praticamente a metade do Kicks (2.007), o SUV/crossover da Nissan que custa quase o dobro do hatch em sua versão mais barata. O Chery QQ, com 461 unidades, repetiu a comemoração recorde de vendas. Com 317 emplacamentos, todos para pessoas jurídicas, o Renault Kwid promete ser a grande sensação dos próximos meses no segmento.
Veículos de Entrada | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2017 | JUL/17 | JUN/17 | JUL/16 | % JUL 17 | % JUN 17 | VARIAÇÃO JUL/JUN | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | CHEVROLET ONIX | 98469 | 15234 | 14922 | 11589 | 22,23% | 20,01% | 2,09% | 31,45% |
2º | HYUNDAI HB20 | 60461 | 9312 | 9715 | 9696 | 13,59% | 13,03% | -4,15% | -3,96% |
3º | FORD KA | 51899 | 7248 | 7812 | 7235 | 10,58% | 10,48% | -7,22% | 0,18% |
4º | RENAULT SANDERO | 45530 | 6663 | 9087 | 5699 | 9,72% | 12,19% | -26,68% | 16,92% |
5º | VW GOL | 42445 | 6236 | 6529 | 5789 | 9,10% | 8,76% | -4,49% | 7,72% |
6º | FIAT MOBI | 29933 | 4315 | 6562 | 3600 | 6,30% | 8,80% | -34,24% | 19,86% |
7º | VW FOX / CROSSFOX | 24611 | 3771 | 3751 | 3775 | 5,50% | 5,03% | 0,53% | -0,11% |
8º | TOYOTA ETIOS HATCH | 24189 | 3542 | 3652 | 4336 | 5,17% | 4,90% | -3,01% | -18,31% |
9º | FIAT UNO | 23551 | 3355 | 4414 | 2950 | 4,90% | 5,92% | -23,99% | 13,73% |
10º | FIAT ARGO | 4966 | 3235 | 1643 | 0 | 4,72% | 2,20% | 96,90% | - |
11º | VW UP! | 20921 | 2699 | 3213 | 3406 | 3,94% | 4,31% | -16,00% | -20,76% |
12º | FIAT PALIO | 15270 | 1468 | 1670 | 6022 | 2,14% | 2,24% | -12,10% | -75,62% |
13º | NISSAN MARCH | 8875 | 612 | 1054 | 1978 | 0,89% | 1,41% | -41,94% | -69,06% |
14º | CHERY QQ | 1370 | 461 | 419 | 14 | 0,67% | 0,56% | 10,02% | 3192,86% |
15º | RENAULT KWID | 356 | 317 | 36 | 0 | 0,46% | 0,05% | 780,56% | - |
16º | KIA PICANTO | 654 | 45 | 73 | 147 | 0,07% | 0,10% | -38,36% | -69,39% |
17º | CHEVROLET CELTA | 6 | 1 | 0 | 2 | 0,00% | 0,00% | - | -50,00% |
18º | JAC J2 | 3 | 1 | 0 | 24 | 0,00% | 0,00% | - | -95,83% |
19º | RENAULT CLIO | 49 | 1 | 3 | 1235 | 0,00% | 0,00% | -66,67% | -99,92% |
453558 | 68516 | 74555 | 67497 | 100,00% | 100,00% | -8,10% | 1,51% |
Fonte: Fenabrave
Foto: Motor1