Segredo - Novo VW Polo poderá ter motor 1.0 de 90 cv no Brasil
Versão de entrada do hatch premium teria versão revisada do motor de up!, Fox e Gol
Apresentado em meados de junho em Berlim, na Alemanha, a nova geração do Polo já tem fabricação confirmada para a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a partir de setembro - bem como sua versão sedã, chamada Virtus, para 2018. O que permanece em sigilo são as versões que o hatch terá no Brasil.
Pelo que ouvimos de fontes ligadas à VW, a ideia com o novo Polo não é repetir o erro do modelo anterior - muito caro, ele acabou vendendo menos que o esperado. Claro que a marca alemã não espera fazer dele o mais vendido do país, mas sim que ele se some ao volume de Gol, up! e Fox para fazer da linha compacta da VW a mais vendida do país. É o mesmo objetivo da Fiat com o trio Argo, Uno e Mobi.
Para alcançar sua meta, o Polo muito provavelmente vai precisar de uma versão 1.0 aspirada de entrada - como a Fiat fez com o Argo. Segundo ouvimos de gente ligada à VW, a engenharia prepara uma versão atualizada do motor 1.0 usado no up!, Gol e Fox, com cerca de 90 cv no etanol (contra 82 cv dos demais). Seria o suficiente para se diferenciar dos irmãos mais baratos e ainda conseguir um desempenho razoável.
Vale lembrar que na Europa o novo Polo está estreando com motor 1.0 de apenas 65 cv na versão de entrada. Uma das armas da nova geração do hatch é plataforma MQB-A0, uma base encurtada da usada pelo Golf que tem como uma das premissas o baixo peso.
A versão 1.0 talvez seja a única forma de deixar o refinado Polo não muito caro - algo entre R$ 50 mil e R$ 55 mil - e conseguir maior volume de vendas. Outras versão deverão usar o 1.6 MSI (120 cv) e o 1.0 TSI (125 cv), em versões manual de 6 marchas ou automático também de 6 posições - o DSG de dupla embreagem ficará na Europa. A VW ainda estuda uma variante esportiva do Polo nacional com o motor 1.4 TSI de 150 cv do Golf. Mas não será o GTI europeu, que ganhou o 2.0 TSI e acabaria muito próximo do Golf GTI em preço.
Fotos: divulgação
Galeria: Novo Volkswagen Polo 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai