Enganou-se redondamente quem achou que a criatividade do X-Tomi Design sobre o Volkswagen Polo 2018 se resumiria às projeções apresentadas na segunda (26) aqui no Motor1.com. Além destas duas sugestões (a esportiva R e a estilosa GTI Cabrio), o designer apresenta nada menos que 3 novas opções de carroceria para a nova geração do compacto, com foco em diferentes perfis de público. São elas: Sedan (versão que chegará ao mercado como Virtus, como já sabemos), Variant (perua) e Alltrack (aventureira).
Dos 3, o Virtus é o único que temos a total certeza de que chegará às ruas. Trata-se de uma sedã de porte intermediário (será posicionado entre o Voyage e o Jetta), desenvolvido sobre a mesma plataforma modular MQB A0 do Polo. Apesar de ainda não ter sido apresentado (a estreia oficial deve acontecer por volta do mês de novembro), já está com passaporte carimbado para o Brasil. Por aqui, será produzido ao lado do irmão hatchback na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Por sua vez, a versão Variant dificilmente ganhará as linhas de montagem. Apesar de a projeção sugerir que o design seria bem acertado e as proporções bem resolvidas, não há mais mercado para pequenas peruas na Europa (último reduto deste tipo de carroceria). Pouquíssimos representantes têm conseguido sobreviver à queda da demanda e ao crescimento dos SUVs compactos - tanto é que a VW concentrará esforços no lançamento do T-Cross, justamente o algoz da Polo Station.
Por fim, uma opção aventureira. Batizado de Alltrack, tal qual as demais versões lameiras dos modelos da marca, este Polo "mais robusto" seria um concorrente em potencial para o Ford Fiesta Active. No visual, ele chama a atenção pelos revestimentos plásticos aplicados à carroceria, suspensão ligeiramente elevada e rodas com desenho exclusivo. Tem mais chances de chegar ao mercado que a perua. Resta saber se a Volks estará disposta a lançá-lo.
Projeções: X-Tomi Design (1, 2, 3)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop