Em um passado não muito distante, oferecer versões diesel era fator determinante para o sucesso de um carro ou fabricante na Europa. Depois do Dieselgate, a roda do mercado girou. Hoje em dia, a ausência de motores do tipo já não representa uma desvantagem comercial tão grande por lá. Prova disso é o bom momento vivido pela Toyota no continente com o C-HR. Representante da marca em um dos segmentos que mais crescem no mundo, o crossover tem feito tanto sucesso que já é o terceiro carro mais emplacado da montadora no continente. Produzido na Turquia com o compacto Yaris, ele concentra na versão Hybrid nada menos 80% do total de emplacamentos. A oferta de um propulsor turbodiesel, definitivamente, não faz a menor falta.
Nesta versão, inclusive, o C-HR compartilha com o Prius praticamente todo o conjunto mecânico. Sob o capô, o motor 1.8 a gasolina de 98 cv vem combinado a um propulsor elétrico de 72 cv. Juntos, ele fornecem uma potência combinada de 122 cv. Dados de fábrica apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos e máxima de 170 km/h, com um consumo médio de 26,3 km/l.
No mundo todo, o C-HR é um rival ferrenho para o Honda HR-V, o líder de vendas entre os SUVs compactos no Brasil. A Toyota, porém, diz que não tem planos de trazê-lo para cá. Pelo menos por ora, já que o modelo é fabricado sobre a plataforma TNGA, a mesma que estará sob a nova geração do Corolla. Talvez tenhamos de esperar pela renovação do sedã para ter o crossover por aqui. Se a fábrica conseguir suprir a demanda...
Colaborou Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: lançamentos do Electric Days, Fiat Titano e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUV do Corolla, Toyota C-HR 2024 estreia com versão híbrida plug-in
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota C-HR Prologue antecipa segunda geração do SUV anti-HR-V
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota C-HR ganha visual agressivo pelas mãos da divisão Gazoo Racing