Se o Fiesta iniciou sua "carreira" no Brasil importado da Espanha em 1995, em 1996 a produção começou em São Bernardo do Campo (SP). Em 2002, ela foi transferida para Camaçari (BA) e retornou ao ABC paulista apenas em 2013, com o que chamam de "New Fiesta", a atual geração vendida no país.
Desde então, foram feitas 250.000 unidades do hatch na fábrica de São Bernardo. De lá, saem os Fiesta que abastecem, além do mercado brasileiro, são exportados para Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai. Atualmente, o New Fiesta é oferecido com motores 1.6 de 125 cv e o 1.0 turbo de 3 cilindros, EcoBoost, também com 125 cv, com câmbio manual de cinco marchas (1.6) e Powershift de seis (1.6 e 1.0).
Em nove versões diferentes, o hatch é tabelado com preços entre R$ 53.660 e R$ 73.990. A variante sedã ainda é importada do México, como a antiga versão do hatch antes do seu retorno a São Bernardo do Campo (SP). Na Europa, já foi apresentada a nova geração do Fiesta, sem previsão de chegada ao país.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais