Se o Fiesta iniciou sua "carreira" no Brasil importado da Espanha em 1995, em 1996 a produção começou em São Bernardo do Campo (SP). Em 2002, ela foi transferida para Camaçari (BA) e retornou ao ABC paulista apenas em 2013, com o que chamam de "New Fiesta", a atual geração vendida no país.
Desde então, foram feitas 250.000 unidades do hatch na fábrica de São Bernardo. De lá, saem os Fiesta que abastecem, além do mercado brasileiro, são exportados para Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai. Atualmente, o New Fiesta é oferecido com motores 1.6 de 125 cv e o 1.0 turbo de 3 cilindros, EcoBoost, também com 125 cv, com câmbio manual de cinco marchas (1.6) e Powershift de seis (1.6 e 1.0).
Em nove versões diferentes, o hatch é tabelado com preços entre R$ 53.660 e R$ 73.990. A variante sedã ainda é importada do México, como a antiga versão do hatch antes do seu retorno a São Bernardo do Campo (SP). Na Europa, já foi apresentada a nova geração do Fiesta, sem previsão de chegada ao país.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais