Briga em casa - Ford Ka SEL 1.5 x Fiesta SE 1.6
O duelo entre os compactos da Ford
Depois do Briga em Casa entre os modelos da BMW na semana passada, neste sábado (15) colocamos na disputa dois compactos da Ford: o novato Ka e o Fiesta básico, que recentemente baixou o seu preço de entrada, passando a "emparelhar" com o irmão menor em sua versão de topo. Trata-se dos dois modelos mais vendidos da marca, que têm porte semelhante, mas diferenças na proposta e público alvo. Confira os pontos positivos e negativos de cada um deles.
Compre um Ka se...
- prefere mais espaço interno: embora um pouco menor no comprimento, o Ka tem como vantagem o melhor aproveitamento da cabine, com mais espaço interno para os ocupantes, principalmente para quem vai no banco traseiro, sem contar o teto mais alto, melhorando a sensação de amplitude, bem como a visibilidade.
- prefere melhor consumo na cidade: o motor de menor capacidade dá conta do recado e garante menor consumo na cidade, porém, na estrada a situação se inverte, com vantagem para o Fiesta, no caso do uso de etanol;
- prefere mais equipamentos: versão topo de gama, a opção SEL é bem equipada e possui itens não disponíveis no irmão maior como, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampas, volante multifuncional, faróis de neblina, rodas de liga leve, vidros elétricos nas quatro portas, Sync Media system com AppLink e Assistência de Emergência.
Compre um Fiesta se...
- prefere condução mais dinâmica: o Fiesta da atual geração sempre foi elogiado pela dirigibilidade superior a dos seus principais rivais. Destaque para o bom acerto de direção/conjunto mecânico/ suspensão, que garantem uma condução mais divertida, tanto na cidade quanto na estrada, sendo melhor que o irmão menor nesse quesito;
- posição de dirigir mais baixa: quem aprecia uma tocada mais esportiva vai preferir o banco do motorista mais baixo e que acomoda muito bem;
- prefere mais desempenho: além da dirigibilidade mais apurada (embora o Ka esteja longe de ser ruim nesse aspecto), o Fiesta é um pouco mais disposto nas arrancadas e retomadas, com uma leve vantagens nas medições;
- prefere visual mais agressivo: na comparação com o irmão menor, o Fiesta tem carroceria mais baixa e design mais agressivo, mérito do projeto que foi bastante fiel ao belo Verve Concept, que deu origem ao modelo.
Conclusão:
Atualmente o carro mais vendido da marca, o Ka nesta versão de topo se destaca pelo espaço interno adequado, boa visibilidade, baixo consumo e melhor oferta de equipamentos. Sucesso de vendas no passado (que perdeu espaço com a chegada do Ka), o Fiesta agora baixou o preço de entrada para ficar mais competitivo e tem como cartão de visita a ótima dirigibilidade, desempenho, posição de dirigir e visual que tende agradar a um público mais jovem. Resumindo: o primeiro seria uma escolha mais racional, enquanto o segundo, embora em uma versão básica, apela mais a emoção.
Fichas técnicas:
Ka SEL 1.5 | Fiesta SE 1.6 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm3, comando duplo, flex; | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, comando duplo variável, flex; |
POTÊNCIA/TORQUE | 105 cv a 6.500 rpm/110 cv a 5.500 rpm; Torque: 14,6/14,9 kgfm a 4.250 rpm; | 125/128 cv a 6.500 rpm; Torque: 15,4/16,0 kgfm a 5.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | elétrica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15 | liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15 |
PESO | 1.034 kg | 1.073 kg |
PORTA-MALAS | 257 litros | 281 litros |
DIMENSÕES | comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm | comprimento 3.969 mm, largura 1.787 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.489 mm |
PREÇO | R$ 54.690 | R$ 53.660 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,9 s | 4,8 s |
0 a 80 km/h | 7,4 s | 7,1 s |
0 a 100 km/h | 11,4 s | 11,0 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | 11,7 s | 11,3 s |
80 a 120 km/h (4a.) | 13,0 s | 12,5 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 39,5 m | 40,7 m |
80 km/h a 0 | 24,8 m | 26,0 m |
60 km/h a 0 | 13,9 m | 14,6 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 8,2 km/l | 7,8 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 11,8 km/l | 11,9 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
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