Depois do Briga em Casa entre os modelos da BMW na semana passada, neste sábado (15) colocamos na disputa dois compactos da Ford: o novato Ka e o Fiesta básico, que recentemente baixou o seu preço de entrada, passando a "emparelhar" com o irmão menor em sua versão de topo. Trata-se dos dois modelos mais vendidos da marca, que têm porte semelhante, mas diferenças na proposta e público alvo. Confira os pontos positivos e negativos de cada um deles.
Atualmente o carro mais vendido da marca, o Ka nesta versão de topo se destaca pelo espaço interno adequado, boa visibilidade, baixo consumo e melhor oferta de equipamentos. Sucesso de vendas no passado (que perdeu espaço com a chegada do Ka), o Fiesta agora baixou o preço de entrada para ficar mais competitivo e tem como cartão de visita a ótima dirigibilidade, desempenho, posição de dirigir e visual que tende agradar a um público mais jovem. Resumindo: o primeiro seria uma escolha mais racional, enquanto o segundo, embora em uma versão básica, apela mais a emoção.
Ka SEL 1.5 | Fiesta SE 1.6 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm3, comando duplo, flex; | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, comando duplo variável, flex; |
POTÊNCIA/TORQUE | 105 cv a 6.500 rpm/110 cv a 5.500 rpm; Torque: 14,6/14,9 kgfm a 4.250 rpm; | 125/128 cv a 6.500 rpm; Torque: 15,4/16,0 kgfm a 5.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | elétrica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15 | liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15 |
PESO | 1.034 kg | 1.073 kg |
PORTA-MALAS | 257 litros | 281 litros |
DIMENSÕES | comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm | comprimento 3.969 mm, largura 1.787 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.489 mm |
PREÇO | R$ 54.690 | R$ 53.660 |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,9 s | 4,8 s |
0 a 80 km/h | 7,4 s | 7,1 s |
0 a 100 km/h | 11,4 s | 11,0 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | 11,7 s | 11,3 s |
80 a 120 km/h (4a.) | 13,0 s | 12,5 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 39,5 m | 40,7 m |
80 km/h a 0 | 24,8 m | 26,0 m |
60 km/h a 0 | 13,9 m | 14,6 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 8,2 km/l | 7,8 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 11,8 km/l | 11,9 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais