Em mais uma edição do nosso Briga de Casa, você vai conferir a disputa de melhor compra entre os dois hatchbacks da Ford: o compacto Fiesta, na versão de topo Titanium Plus, equipada com o novo motor 1.0 EcoBoost, e o médio Focus, na versão de entrada com o motor 1.6 16V Sigma. Em termos de preços, a versão de topo do compacto custa R$ 73.700, enquanto o médio básico sai por R$ 76.200.   

 

Ford Focus 2016

Compre um Focus se...

  • Espaço interno:  como um carro médio, o Focus oferece mais espaço interno que o Fiesta. Não chega a surpreender, mas faz diferença em viagens longas ou com 3 adultos no banco traseiro, embora na comparação com outros médios ele não chegue a ser uma referência; 

 

Focus e Fiesta

 

  • Prefere mais espaço no porta-malas: obviamente, outra vantagem de um carro médio - no Focus são 316 litros contra 281 litros do Fiesta;
  • Prefere maior prazer ao dirigir: referência em termos de dirigibilidade, o Focus agrada mais ao volante tanto na cidade quanto na estrada. É um carro bem assentado, tem mais estabilidade, suspensão traseira independente e melhor isolamento acústico que o hatchback. Apesar disso, o Fiesta está longe de ser ruim, sendo um dos melhores em sua categoria; 

 

Focus Hatch

 

  • Prefere melhor acabamento: Bastante evoluído em relação ao modelo da geração anterior, o acabamento do Focus é bem superior ao do Fiesta. Aliás, este é um dos principais pontos fracos do compacto.  

 

Focus e Fiesta

Compre um Fiesta se...

  • Prefere menor consumo: menor e mais leve, o Fiesta tem consumo menor que o do Focus. Se nas versões com o mesmo motor do irmão maior ele já leva boa vantagem, nesta, com o moderno propulsor 1.0 turbo, então, nem se fala;

 

Focus e Fiesta

 

  • Prefere melhor desempenho: o Focus da atual geração ganhou um pouquinho de fôlego com o motor 1.6 de 135 cv (o anterior tinha 115 cv) e tem desempenho honesto considerando o porte, mas o Fiesta EcoBoost é praticamente um foguetinho de bolso; 
  • Prefere um carro mais equipado: o Focus tem uma boa lista de equipamentos, que mesmo na versão de entrada traz monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor fotocrômico, faróis e limpadores de pará-brisa automáticos. Por outro lado, o Fiesta vai além e dá o troco com câmbio automático, controle de cruzeiro, partida sem chave, 7 airbags, ar-condicionado digital, bancos em couro e sensor de estacionamento traseiro. 

 

Focus e Fiesta

Conclusão:

Com uma diferença de preço menor do que R$ 3 mil, ambos estão relativamente bem posicionados em seus respectivos segmentos em termos de equipamentos e motorização. O Fiesta conquista pelo ótimo desempenho, baixo consumo e boa oferta de itens, mas cobra caro por isso. Já o Focus contra-ataca com a dirigibilidade exemplar e bom nível de conforto, além de acabamento condizente. Poderia ser um pouco mais econômico e custar menos, diante da motorização aspirada. 

Fichas técnicas:

  Fiesta Titanium Plus EcoBoost AT  Focus SE 1.6 manual 
MOTOR  dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, turbocompressor e intercooler, injeção direta, gasolina;   dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.596 cm3, comando duplo variável, flex; 
POTÊNCIA/TORQUE  125 cv a 6.000 rpm;  131/135 cv a 6.500 rpm; 16,2/16,7 kgfm a 3.000 rpm
TRANSMISSÃO câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, tração dianteira;  manual de cinco marchas
SUSPENSÃO  independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; independente McPherson na dianteira e multilink na traseira;
RODAS E PNEUS  aro 16" com pneus 195/50 R16  aro 16" com pneus 205/55 R16;
FREIOS  discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS;  discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS;
PESO  1.178 kg  1.310
DIMENSÕES  comprimento 3.969 mm, largura 1.722 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.489 mm  comprimento 4.358 mm, largura 1.823 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.648 mm
PORTA-MALAS  281 litros  316 litros
PREÇO  R$ 73.700  R$ 76.200

 Medições Motor1 Brasil

Aceleração  Fiesta Titanium Plus 1.0 EcoBoost AT   Focus S 1.6 manual
0 a 60 km/h  4,3 s  5,6 s
0 a 80 km/h  6,6 s  8,8
0 a 100 km/h  9,5 s  12,5 s
 Retomada    
40 a 100 km/h  7,0 s (D)  11,4 s (3a.)
80 a 120 km/h   7,3 s (D)  11,6 s (4a.)
Frenagem    
100 km/h a 0  41,5 m  40,7 m
80 km/h a 0  26,3 m  24,5 m
60 km/h a 0  14,6 m  13,5 m
Consumo    
Ciclo cidade  12,1 km/l  7,5 km/l (10,1 km/l com gasolina)
Ciclo estrada  16,6 km/l  11,3 km/l (14,2 km/l com gasolina)

Leia também:

Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com