Toyota amplia o maior recall do Brasil, que envolve os airbags da Takata

Chamado acresce ao bolo 538 mil unidades dos modelos Corolla, Etios, Hilux e SW4

Toyota mega recall Brasil Toyota mega recall Brasil

A Toyota do Brasil acaba de anunciar a realização de um recall de grandes proporções envolvendo quatro modelos diferentes. Conforme anuncia a marca, nada menos que 538 mil unidades de Corolla, Etios, Hilux e SW4 estão sendo chamadas de volta às concessionárias para reparar problemas identificados no funcionamento dos airbags produzidos pela Takata. O chamado é o mesmo que, a nível global, já afetou pelo menos 50 milhões de carros. No Brasil, até fevereiro deste ano, já haviam sido convocados 2,1 milhões de unidades.

Leia também:

O problema está relacionado ao fato de o deflagrador (peça que integra o sistema de airbag) se degradar após longos períodos de variações de temperatura e alta umidade. Dessa forma, o componente pode se romper em caso de colisão, provocando a dispersão de fragmentos de metal da carcaça por toda a cabine. Como tiros de revólver. Há risco de danos materiais, lesões físicas graves ou até mesmo fatais, tanto ao motorista quanto aos ocupantes do veículo.

O problema rendeu ao dispositivo o apelido de "airbag mortal" e está relacionado ao registro de pelo menos 16 mortes em dois países (EUA e Malásia). No caso do Brasil, especificamente, estão sendo chamadas exatamente 223.518 unidades do Corolla, 138.346 do Etios e 176.866 da picape Hilux e do SUV SW4. 

Chassis envolvidos:

Corolla

Fabricados de outubro/2013 a dezembro/2014:

Airbag do motorista (códigos alfanuméricos e últimos 8 dígitos)

Airbag do passageiro dianteiro (fabricados de janeiro/2010 a dezembro/2012)

Etios

Fabricados de janeiro/2014 a dezembro/2014

Airbag do motorista (códigos alfanuméricos e últimos 8 dígitos)

Airbag do passageiro dianteiro (fabricados de agosto/2012 a dezembro/2014)

Hilux e SW4 

Fabricados de outubro/2011 a dezembro/2014

Airbag do motorista:

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com