Carros extremos exigem testes extremos. Mas carros extremos custam uma fortuna. Pegue o exemplo do Bugatti Chiron, que custa a bagatela de 2,4 milhões de euros. E imagine que um protótipo deste hipercarro, ainda sem as vantagens de custo que a produção em série proporciona, sai ainda mais caro. A solução é ter uma "bancada de testes" de motor móvel, como a que você pode ver no vídeo acima.
Este aparelho seria usado por muitos fabricantes de modelos esportivos para testar como os motores se comportarão em uma pista. São avaliados aspectos como a lubrificação dos componentes, submetidos a subidas e descidas bruscas, e também a refrigeração. A ideia é testar o motor exaustivamente em condições semelhantes às que ele enfrentaria nas pistas. No caso deste vídeo compartilhado por James Mills no Twitter, o circuito em questão é nada menos do que Nürburgring Nordschleife, o palco mais usado para avaliar o quanto um carro é bom de desempenho.
A dança do motor W16 de 8 litros com quatro turbos é hipnotizante, não é? Imagine-o com o carro todo em volta, em um lugar como o circuito alemão e com a capacidade de atingir até 450 km/h... Todo e qualquer teste é mais do que válido. Mesmo os mais extravagantes, como os deste vídeo.
Fotos: reprodução
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