Ford em Genebra destaca o novo Fiesta ST, o hot hatch que falta no Brasil
Peugeot 208 GT e Renault Sandero RS merecem um concorrente como ele
O Escort XR3 deve estar revoltado em seu túmulo olhando a atual linha da Ford no Brasil, sem nenhum esportivo sequer. No Salão de Genebra, está sendo mostrado ao público o novo Fiesta ST, o hot hatch que faria a alegria dos entusiastas e seria o terror para o Peugeot 208 GT e Renault Sandero RS.
Carroceria duas portas, rodas de 18", difusor e aerofólio traseiro, ponteira dupla de escape. Tudo conversa com a proposta de um esportivo, que corresponde aos 200 cv do motor 1.5 turbo de 3 cilindros. O câmbio é manual, como manda a tradição, com 6 marchas e, possivelmente, engates curtos e diretos.
Grande trunfo do ST é que ele pode ser usado diariamente. O motor, mesmo com apenas 3 cilindros, desativa um deles em situações que não é necessária força, para reduzir o consumo de combustível. Colaborando nas respostas de aceleração, temos dupla injeção de combustível, indireta e direta, com funcionamento dependendo da faixa de rotação e ação no acelerador.
Sentado em bancos semi-concha, o piloto pode escolher entre três modos de condução (Normal, Sport e Track), que mudam o peso da direção - com um belo volante de base chata -, respostas do acelerador e dos controles de tração e estabilidade, além da abertura de uma válvula no sistema de escapamento que modifica o ronco do foguetinho. Pena que sua chegada ao Brasil é praticamente um sonho, visto que mesmo as versões "normais" do novo Fiesta não são prioridade para a Ford local.
Galeria: Ford Fiesta ST 2018
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 Hyundai lança HB20, HB20S e Creta 2025: vejas os preços e o que muda
- 17:00 Embaixada do Brasil na Argentina faz homenagem a Ayrton Senna
- 16:00 Stellantis usa engenheiros do Brasil e da Índia para gastar 4 vezes menos
- 15:00 Toyota Hilux SRX deixa de ser vendida no Brasil
- 14:00 Carabinieri Foresteri: Suzuki Jimny vira viatura de polícia na Itália
- 13:00 Renault Symbioz 2024 adianta futuro SUV brasileiro da marca
- 12:00 Toyota Hilux perde polêmico aerofólio das versões SRX Plus e GR-Sport
- 11:00 Stellantis pode colocar motores a combustão de volta em carros elétricos
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria | |
Salão do Automóvel |