Porsche Panamera Sport Turismo é a perua que esperávamos. E muito mais

Promessa de uma perua esportiva da Porsche se concretizará no Salão de Genebra

Porsche Panamera Sport Turismo Porsche Panamera Sport Turismo

Donos de Porsche injuriados por terem de usar um SUV para levar as crianças à escola devem estar dando pulos de alegria. A marca finalmente apresentará uma perua para chamar de sua, a Panamera Sport Turismo. Curioso é que a Porsche reluta em chamá-la pelo que ela é e diz apenas que ela é uma "nova opção de carroceria". Bobagem, já que essa bela nova opção deverá fazer tanto sucesso quanto seu preço permitir.

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A nova perua tem 5,05 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,43 m de altura e um entre-eixos de generosos 2,95 m. São quase exatamente as mesmas medidas do "sedã", ou cupê de cinco portas, como se convencionou chamar o Panamera. A única diferença fica na altura: a Sport Turismo é 1 cm mais alta. Ela pode receber rodas de aro até 21" e tem um porta-malas de 520 litros, apenas 25 litros maior do que o do Panamera. Mas chega a 1.390 litros com os bancos rebatidos e tem uma tampa com abertura mais baixa, que deve facilitar o embarque de malas grandes ou objetos pesados.

 

 

Segundo a Porsche, a Sport Turismo se destaca pela versatilidade. O teto mais alto atrás permite carregar itens mais altos. Fabricada sobre a nova plataforma MSB Evo, ela deve pesar pouca coisa a mais do que o Panamera, mas a Porsche não informou quanto isso seria até agora. Só os preços e as motorizações, além das medidas.

 

 

Com início de entregas em 7 de outubro, na Europa, a Panamera Sport Turismo já pode ser encomendada. A versão Panamera 4 Sport Turismo custa 97.557 euros e vem com motor V6 3.0 de 330 cv. Ela é mais cara do que o Panamera equivalente, que custa hoje 94.701 euros na Alemanha.

 

 

A híbrida, chamada de Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, usa um V6 2.9, mas aliado a um motor elétrico de 136 cv. Com isso, sua potência total atinge 462 cv e seu preço bate em 112.075 euros. Acima dela vem a Panamera 4S Sport Turismo, vendida a  120.048 euros com um motor V6 2.9 biturbo de 440 cv. As duas opções topo de linha usam motores V8 4.0, mas uma é diesel, a Panamera 4S Diesel Sport Turismo, com 422 cv e preço de 123.975 euros. A perua com o 8-canecos a gasolina é a Panamera Turbo Sport Turismo, com 550 cv e etiqueta de 158.604 euros. Tudo com impostos já incluídos. Ao Brasil, o Panamera 4S chegou no mês passado por R$ 758 mil...

 

 

Um dos aspectos mais interessantes da perua é o aerofólio eletricamente ajustável, chamado pela Porsche de PAA (Porsche Active Aerodynamics). Até 170 km/h, ele fica na mesma posição, um ângulo de -7º que reduz o arrasto e melhora o consumo de combustível. Acima dessa velocidade, ele entra na posição de alto desempenho, com ângulo de 1º. Se o modo Sport ou Sport Plus for selecionado, ele faz o mesmo ajuste a partir de 90 km/h. Se o teto panorâmico estiver aberto, o ângulo do PAA muda para 26°, ajudando a minimizar o ruído de vento. O sistema aumenta o downforce em até 50 kg sobre o eixo traseiro.

 

 

 

Outra coisa legal da nova perua é a honestidade da Porsche em dizer que os bancos traseiros são 4+1. Cabe um terceiro passageiro na parte do meio, mas o caboclo vai sofrer. Ou ele aceita a condição ou o dono do carro já parte logo para o arranjo de dois bancos individuais na parte de trás, com ajustes elétricos individuais e tudo que tem direito. Inclusive o de andar de passageiro em uma das peruas mais legais da história.

Fotos: divulgação

 

 

 

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