Poucos meses após lançar o F-Pace no Brasil, a Jaguar anuncia na Europa a chegada da linha 2018 do SUV e também dos sedãs XF e XE. O destaque é o acréscimo dos motores Ingenium 2.0 a gasolina e turbodiesel à gama, além dos novos sistemas de entretenimento e assistentes de segurança.
A gama de motores agora conta com três unidades da nova linha Ingenium. Duas delas derivam do 2.0 de 4 cilindros a gasolina: a versão de 200 cv e a de 250 cv. Entre as inovações deste propulsor estão o sistema de válvulas com abertura variável para melhor performance e eficiência. A terceira opção é o propulsor 2.0 turbodiesel com 240 cv e saudáveis 51,1 kgfm de torque máximo.
Em termos de equipamentos, os sedãs XE e XF 2018 agora contam com o sistema Jaguar Configurable Dynamics, que oferece dois modos de condução com diferentes parâmetros de potência, câmbio e respostas da direção - antes, o item era oferecido apenas nos modelos com suspensão configurável.
Tanto os sedãs quanto o SUV contam com a tecnologia dual display, que pode exibir informações diferentes para o condutor e para o passageiro usando a mesma tela multimídia de 10" no console central, uma inovação que apareceu primeiro nos Land Rover.
Outro acréscimo é o sistema de detecção de tráfego à frente, câmera de 360º e até uma nova tecnologia de pagamento de combustível, com a qual o motorista pode pagar a conta do abastecimento por meio da tela do sistema de entretenimento.
Brasil
Em dezembro, os modelos Land Rover Discovery Sport e Evoque nacional receberam o motor Ingenium 2.0 diesel com 180 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Em relação aos modelos da Jaguar, espera-se que as novidades cheguem às unidades vendidas por aqui em breve, como é de praxe na marca.
Fotos: divulgação