Renault Captur nacional é lançado a partir de R$ 78.900 - veja versões, preços e equipamentos
Novo SUV estreia em duas versões de motorização e acabamento, apostando no design para se diferenciar do Duster
Aguardado pelo público desde o ano passado, quando foi exibido no Salão de São Paulo, o Renault Captur brasileiro está finalmente sendo lançado nesta terça-feira (14). Oferecido em duas versões de acabamento e motorização (Zen 1.6 e Intense 2.0), o novo SUV chega posicionado um degrau acima do conhecido Duster, se distanciando do irmão mais velho pelo design e nível de equipamentos.
Diferentemente do Captur europeu, que usa base do Clio local, o Captur produzido no Paraná pega emprestada a plataforma do Duster, o que lhe garante maior espaço interno e porta-malas. O projeto foi liderado pela Renault Tecnologia Américas (RTA), que tem como objetivo desenvolver produtos voltados ao perfil do consumidor latino-americano. Assim, o "nosso" Captur conta com carroceria, suspensões e arquitetura eletrônica exclusivas, tendo rodado mais de 1 milhão de quilômetros em testes pelo Brasil.
Em termos visuais, o Captur quer se destacar na multidão de SUVs com LEDs para condução diurna nos faróis e opção de pintura em dois tons (teto em cor diferente da carroceria), além das lanternas traseiras de LEDs e das rodas aro 17". Serão oferecidas 13 combinações de cores, incluindo 9 combinações em "biton". O teto pode ser preto ou marfim. A carroceria pode ser preta, branca, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza. Por dentro, o modelo também poderá receber acabamento em duas tonalidades na versão mais cara.
Como diferenciais em relação à concorrência, a Renault destaca os maiores ângulos de entrada e saída (23 e 31 graus, respectivamente) e o ponto H (altura do quadril do motorista) mais alto da categoria, com 708 mm. O Captur brasileiro mede 4,33 metros de comprimento por 1,81 m de largura e 1,62 m de altura, com entreeixos de 2,67 m. O vão livre do solo é de 212 mm. E o porta-malas de 437 litros está entre os maiores do segmento.
A versão Zen vem equipada com o recém-lançado motor 1.6 16V SCe, em configuração de 118/120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, aliado exclusivamente ao câmbio manual de cinco marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e chega à máxima de 169 km/h, com consumo médio de 7,6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada (etanol). Com gasolina, esses números passam a 10,9 km/l e 11,3 km/l, respectivamente, segundo dados do Inmetro.
Já a versão Intense traz o conhecido 2.0 16V de 143/148 cv de potência e 20,2/20,9 kgfm de torque, este somente com o antigo câmbio automático de quatro marchas - um tanto defasado diante dos CVTs e dos automáticos de seis marchas da concorrência. Chega aos 100 km/h em 11,1 segundos e atinge máxima de 179 km/h, com consumo de 6,2 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, registra 8,8 e 10,8 km/l, nesta ordem.
Ambas as versões vêm equipadas com quatro airbags e controle de estabilidade (ESP) com função de assistente de partida em rampas, além de fixações Isofix para cadeirinhas infantis. Chave presencial do tipo cartão, piloto automático e limitador de velocidade também são itens de série.
Os preços e equipamentos são os seguintes:
Captur Zen 1.6 SCe (R$ 78.900): quatro airbags (dianteiros e laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR), assistente de partida em rampas (HSA), freios com ABS, ISOFIX, direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 17 polegadas de liga leve, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), Luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e limitador de velocidade. Opcional: Media Nav + Câmera de Ré (R$ 1.990); pintura em dois tons (R$ 1.400).
Captur Intense 2.0 automático (R$ 88.490): adiciona rodas aro 17 polegadas de liga leve diamantadas, apoio de braço, Media Nav 7” touchscreen, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função Cornering Light, sensor crepuscular. Opcional: bancos em couro (R$ 1.500) e pintura em dois tons (R$ 1.400).
* Durante a apresentação oficial, a Renault confirmou que a versão equipada com motor 1.6 16V e câmbio automático CVT estará disponível em até três meses.
A garantia é de 3 anos ou 100 mil km, com extensão de 2 anos para quem optar pelo financiamento do carro junto ao Banco Renault. As revisões possuem preço fechado e são realizadas a cada 10 mil km ou 1 ano.
Motor1 está presente ao lançamento do Captur e trará as primeiras impressões ao dirigir do modelo em breve. Fique ligado!
Galeria: Renault Captur 2018 BR
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Captur 2025 estreia facelift sem couro ou qualquer cromado
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Renault Captur para Europa mudará design e pode antecipar SUV-cupê nacional
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Morto no Brasil, Renault Captur vaza facelift em registro na Europa
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Renault Captur sai de linha no Brasil após 6 anos no mercado