Se você curtiu a nova geração do Fiesta, já mostrada na Europa, não se anime muito. Maior e mais refinado, o modelo não está nos planos da Ford brasileira, ao menos não no curto prazo. Pelo que apurou nossa reportagem, o problema é que o novo hatch se aproximaria muito do atual Focus em preço, tornando a disputa caseira maléfica para a empresa.
A prioridade, portanto, será a atualização do Focus, que tem nova geração prevista para 2018. Quando ele chegar ao Brasil, o que não deverá ser muito depois da Europa, daí sim haverá espaço para (talvez) trazer o novo Fiesta. Até lá, o atual Fiesta deverá receber uma leve reestilização para se manter competitivo. A produção em São Bernardo do Campo (SP) será mantida, mas em baixo volume.
Quem vai crescer com isso é o Ka. Mais barato e mais espaçoso que o Fiesta, o caçula da Ford recebeu o sinal verde para ganhar novas versões e aumentar a família. A primeira novidade virá em breve com a versão Trail, mostrada no Salão do Automóvel do ano passado. Depois, o Ka enfim vai ganhar câmbio automatizado - o que deverá trazer para ele também o motor 1.6 para acompanhar a transmissão Powershift de dupla embreagem.
Assim, a Ford voltará a concentrar seus esforços na fábrica de Camaçari (BA), que além do Ka (e suas novas versões) produzirá também o EcoSport reestilizado ainda neste primeiro trimestre.
Fotos: Donizetti Castilho/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais