Infiniti QX50 antecipa 1º veículo de série com motor de compressão váriavel

Conceito será apresentado ao público no Salão de Detroit, em janeiro

Infiniti QX50 Concept Infiniti QX50 Concept

Com estreia ao público marcada para o Salão de Detroit, em janeiro, o novo Infiniti QX50 Concept foi revelado nesta sexta-feira (30). Apesar do "concept" no nome, o estudo é praticamente um modelo de produção: a nova geração do QX50. Mas com algo muito mais importante do que uma nova plataforma. Ele deve ser o primeiro veículo de série com motor de compressão variável do mundo.

 

 

Revolucionário, o propulsor VC-T tem 2 litros, 4 cilindros e rende 271 cv e 39,7 kgfm de torque. Ele tem como destaque a capacidade de modificar a posição dos pistões e bielas por um meio muito engenhoso: um eixo de controle, chamado de "unidade harmônica". Ele movimenta a base de cada um dos pistões, não o cabeçote. Cada biela possui o que a Infiniti chama de multi-link. Esses multi-links são ligados ao braço de controle, que muda de posição com um motor elétrico. É ele que determina a taxa de compressão mais adequada a cada situação: 8:1 (para alto desempenho - lembre-se de que ele é turbinado) ou 14:1 (máxima eficiência em consumo). O vídeo abaixo mostra bem esse funcionamento:

 

 

De acordo com a Infiniti, o novo 4-cilindros é cerca de 27% mais eficiente que um V6 comum na mesma faixa de potência. Outra novidade que o QX50 traz é a estreia da sua tecnologia semi-autônoma ProPilot. Ainda não foram revelados os detalhes do sistema, mas sabe-se que ele terá controle de cruzeiro adaptativo com função stop-and-go.  

 

 

 

No que se refere ao conceito, ele é uma evolução do estudo QX Sport Inspiration e dará origem a um crossover intermediário, que ficará posicionado entre o QX30 e o QX60. O visual não surpreende, mas ainda assim é agradável e tem inspiração nos modelos mais recentes da marca, principalmente os já citados crossovers da família. 

 

Mais detalhes sobre o crossover serão revelados durante o Salão de Detroit, em janeiro. Mas, honestamente, o que interessa mesmo não é a embalagem, mas o recheio. E ele será extraordinário.

(com a colaboração de Gustavo Henrique Ruffo)

Fotos: divulgação

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