O sueco Per Gillbrand tem mais influência na nova geração de motores do que você pensa. Este senhor sueco, que faleceu no dia 30 de novembro, passou a vida inteira no desenvolvimento de motores sobrealimentados com turbo, uma alternativa usada nos últimos tempos como arma em busca de eficiência energética. Gillbrand, sem saber, se tornou o pai do downsizing. Que muita gente hoje xinga, mas que é, de certo modo, uma forma de resistência dos motores a combustão em face das investidas cada vez mais fortes dos elétricos, como mostra até o caminhão Nikola One.
Nascido em 1934, Gillbrand se formou em Engenharia Mecânica pela Escola Técnica de Gotemburgo em 1955, começando a trabalhar na Volvo logo em seguida. Ele foi o responsável pelo desenvolvimento do famoso motor B18, de 4 cilindros, com durabilidade surpreendente. Em 1964, ele foi para a Saab, onde chegou para contribuir com sua experiência em motores de 4 tempos.
Gillbrand era defensor do uso do turbo em carros de uso diário. Com controle de pressão e de injeção/ignição, transformou a tecnologia, antes apenas usada para aumento de potência, como forma de dar mais eficiência aos automóveis. "Todos os motores tem bomba de óleo, bomba de água e bomba de combustível. Então por que não ter uma bomba de ar, um turbo?", dizia Gillbrand.
Com melhores respostas em baixas e médias rotações, ele colocou essa teoria em prática pela primeira vez em 1977, no Saab 99 Turbo. Antes de se aposentar, ele colaborou no projeto do motor de compressão variável da Saab, revelado em 2000.
Antes de sua morte, Gillbrand se especializou em motores em escala, mas incrivelmente funcionais.
Se você não o conhecia, essa é sua chance de lhe render suas homenagens. Como nós tentamos fazer aqui, registrando sua morte e enaltecendo seu legado para as futuras gerações. Obrigado por tudo, Per Gillbrand.
Fotos: divulgação
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