Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
SUV de entrada da marca e futuro rival do Fiat Pulse já está criando expectativas grandes na rede de concessionárias
No início de novembro, a Volkswagen confirmou que seu novo SUV mais barato será batizado como Tera. O modelo, baseado na arquitetura do Polo, mas com postura mais elevada, ainda não tem uma data oficial para ser revelado por completo, apenas a expectativa de que isso acontecerá no início do ano. Mas o que era expectativa até agora, começa a se concretizar.
Nosso colunista Jason Vogel recebeu informações de pessoas ligadas à rede de concessionárias da Volkswagen afirmando que o lançamento do novo Tera ocorrerá em março de 2025. Até lá, a marca deve continuar apresentando as informações de seu novo SUV de entrada aos poucos enquanto se prepara para rivalizar com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Volkswagen Tera
O que sabemos do novo VW Tera?
Esteticamente baseado em linguagem de design inédita na Volkswagen do Brasil, o Tera tem inspiração nos lançamentos mais recentes da marca na Europa e na América do Norte. Flagras e teasers já adiantaram que a dianteira terá para-choque com elementos escurecidos para contrastar com a pintura da carroceria e faróis com iluminação de LED (incluindo luzes diurnas na parte superior). Já na traseira, uma peça horizontal preta fará a ligação entre as lanternas e, logo abaixo, o para-choque terá apliques prateados inspirados no fora-de-estrada.
Com produção concentrada na fábrica de Taubaté (SP), o Tera compartilhará com os modelos Polo, T-Cross, Nivus e Virtus a conhecida plataforma MQB-A0. Em termos de porte, tudo indica que contará com aproximadamente 4 metros de comprimento - sendo menor que T-Cross e Nivus - e herdará do Polo o entre-eixos de 2.566 mm. Para efeito de comparação, os rivais Pulse e Kardian medem 2.532 mm e 2.604 mm, respectivamente.
VW Tera - Testes na Argentina
Sob o capô, o motor 1.0 TSI - amplamente usado pelos carros da Volks no Brasil - será a principal opção de motorização. Segundo rumores, o propulsor será usado na configuração de 116 cv de potência (a mesma do Polo) para se distanciar dos primos Nivus e T-Cross, que adotam a versão mais potente de 128 cv. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas a partir da intermediária.
Preços serão revelados apenas na ocasião do lançamento oficial, mas desde já é possível ter uma noção dos valores. O Fiat Pulse, por exemplo, custa entre R$ 107.990 e R$ 138.990, enquanto o Renault Kardian vai de R$ 106.990 a R$ 138.990.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Santana: os 40 anos de história do sedã mais famoso da marca no Brasil
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Contra demissões, 100 mil funcionários da VW fazem paralisação na Alemanha
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro