Volta rápida VW Amarok 2017 - Um tapinha não dói (na concorrência)

Com seis anos na caçamba, picape média da Volkswagen muda pouco para enfrentar rivais cada vez mais capazes

Volkswagen Amarok 2017 Volkswagen Amarok 2017

Em um ano cheio de novidades para o segmento de picapes médias, a Volkswagen lança a Amarok 2017 com apenas um retoque visual e sem a principal novidade do modelo, o motor V6 a diesel. Mostrada pela primeira vez em 2010, somente agora (seis anos depois) a picape recebe a reestilização de meia-vida. Apostando em conectividade, maior oferta de itens de conforto e um com leve reposicionamento de preços (a maioria para baixo), além do lançamento da inédita série Extreme no topo da gama. 

Apresentada no Brasil durante o Salão do Automóvel, a Amarok 2017 mudou pouco no visual. Como é de praxe na Volkswagen, o facelift foi discreto e com mudanças concentradas na dianteira. Agora, os faróis possuem LEDs diurnos e estão ligados à grade frontal (que pode ter frisos cromados, preto fosco ou brilhante, de acordo com a versão). Os para-choques foram redesenhados e ganharam linhas mais retilíneas, também aplicadas ao contorno dos faróis de neblina e nas tomadas de ar. As formas "retangulares" remetem a outros modelos da marca, como a recém-atualizada Saveiro. 

Na lateral, a principal novidade é o novo conjunto de rodas de liga leve, que variam o aro de 16 a 20", conforme a versão, sendo a maior delas (que equipa a versão Extreme) uma medida inédita na gama da Amarok.  

 

 

Quando a Amarok chegou ao mercado, seis anos atrás, ela se destacava, entre outras coisas, pelo interior mais evoluído em relação às rivais. Mas o tempo passou e a concorrência se atualizou, se equiparando e até superando em quesitos a picape da marca alemã.

Para recuperar terreno, a linha 2017 recebeu novidades como o uso de materiais de melhor qualidade e painel redesenhado, com linhas horizontais que remetem à outros modelos da marca. As saídas de ar também se renderam ao visual retangular. Os comandos do ar-condicionado, a disposição da régua central dos controles do painel e um porta-objetos mais amplo na parte central superior também são novidades.Outro destaque fica por conta dos novos bancos dianteiros, que trazem ajustes elétricos para motorista e passageiro (de série nas versões Highline e Extreme) e foram certificados pelo instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken – AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”. 

 

 

Como já mencionado, a Volkswagen destaca o lançamento do sistema multimídia "Discover Media", disponível para as versões Highline e Extreme, e que possui recursos como App-Connect, navegação por GPS integrada com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, auxiliar e USB. Além disso, o sistema realiza a interface com o sistema de assistência de estacionamento ‘Park Pilot’ e transmite a imagem da câmera traseira. 

Na lista de novidades ainda consta alerta sonoro para não afivelamento dos cintos de segurança dianteiros desde o modelo de entrada. Nas versões Highline e Extreme, há uma nova tomada 12V posicionada atrás do descansa braço dos bancos dianteiros. Outro acréscimo é que a versão Highline recebe o indicador de perda de pressão dos pneus, além de airbags laterais e faróis bixenônio com LEDs diurnos. 

 

 

Ao volante

Para mostrar as novidades, a Volkswagen preparou um test-drive para a imprensa em um trecho rodoviário entre Guarulhos e o interior de São Paulo. Sem grandes mudanças, a Amarok mantém suas qualidades de sempre: interior com bom nível de acabamento, isolamento acústico acima da média do segmento e dirigibilidade bem próxima a de carros de passeio.  

Na estrada, a picape segue firme na trajetória e tem ótima dirigibilidade para um veículo deste porte. Apesar da assistência ainda hidráulica, a direção não chega a cansar em baixas velocidades e tem boa firmeza na estrada. Já a suspensão garante conforto na cidade e trabalha bem em rodovia, garantindo precisão na condução e boa estabilidade sem sacrificar quem vai no banco de trás com muitos sacolejos.

 

 

Parte do trajeto foi numa serra com pista dupla, onde a picape agradou no comportamento dinâmico. Tem bom controle da traseira, mesmo sem carga, ajudado pela tração integral 4Motion. Sem novidades mecânicas, o conjunto formado pelo motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de oito velocidades, dá conta do recado. As trocas são rápidas e o desempenho é convincente em termos gerais

A parte final da avaliação consistiu em alguns exercícios em pista fechada: além do slalom, também dirigimos num circuito off-road para testar dispositivos como controle de descida, freios ABS off-road e outras habilidades da picape nas condições mais difíceis.

 

 

V6 só em 2017

Principal novidade da Amarok 2017 na Europa, a inédita configuração equipada com motor 3.0 V6 turbodiesel de 224 cv era aguardada junto com o facelift e foi, inclusive, mostrada no estande da marca no Salão do Automóvel no início de novembro. Mas, de acordo com executivos da Volkswagen, a versão mais brava está em processo de homologação e só será vendida a partir do segundo semestre de 2017, provavelmente como linha 2018. 

Dieselgate

Questionada novamente sobre o impacto do dieselgate no Brasil, a marca minimizou os efeitos, afirmando que o único modelo afetado seria a Amarok - produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina. Além disso, foi confirmado que a marca já enviou unidades de teste (algumas usadas inclusive) para serem submetidas a testes pelo Proconve, órgão responsável pela regulação de emissões no país. 

 

 

Preços:

Volkswagen Amarok S (Cabine simples) – R$ 113.990

Volkswagen Amarok S – R$ 126.990

Volkswagen Amarok SE – R$ 130.990

Volkswagen Amarok Trendline – R$ 148.990

Volkswagen Amarok Highline – R$ 167.990

Volkswagen Amarok Highline Série Extreme – R$ 177.990

 

 

Com retoque visual, algumas novidades em termos de equipamentos e interior atualizado, a Amarok se prepara como pode para enfrentar a concorrência renovadas. Ainda agrada pela dirigibilidade, conforto e conjunto mecânico. Mas parece pouco para um modelo que fica distante das principais rivais nas vendas.    

PRÓS

CONTRAS

 

Por Julio Cesar, de Tuiuti (SP)

Viagem a convite da Volkswagen

Fotos: Autor e divulgação 

VW AMAROK HIGHLINE 2017

MOTOR dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.968 cm3, biturbo, diesel, injeção direta
POTÊNCIA/TORQUE 180 cv a 4.000 rpm / 40,8 kgfm a 1.750 rpm
TRANSMISSÃO automática de 8 marchas; tração integral 4Motion permanente
SUSPENSÃO dianteira: independente tipo duplo A; traseira: eixo rígida, molas helicoidais  
RODAS E PNEUS alumínio de aro 17" com pneus 255/60 R18
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e ESP
PESO 2.036 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 5.254 mm, largura 1.944 mm, altura 1.834 mm, entre-eixos 3.097 mm, altura livre do solo 210 mm
CAÇAMBA 1.280 litros
PREÇO  R$ 167.990

 

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