Teste Rápido: Nissan Versa Unique CVT surpreende pela eficiência
Teste Rápido: Nissan Versa Unique CVT surpreende pela eficiência
8 Julho 2016 em 13:30
O que é?
Vendido desde 2011 no Brasil, quando ainda era importado do México, o Versa ainda devia uma versão sem pedal de embreagem. A solução chega emprestada do médio Sentra, cuja transmissão variável CVT foi adaptada aos modelos compactos - além do Versa, o March também ganhou esta opção. Em relação à caixa do Sentra, o CVT do Versa/March teve o tamanho e peso reduzidos, além da bomba de óleo ter o atrito reduzido em 30%. Por fim, há uma faixa mais longa de relação de marchas para trabalhar com o motor 1.6.Como anda?
Logo de cara o Versa agrada pelo entendimento da transmissão CVT com o motor 1.6. Trata-se, aliás, de um dos raros casos em que a versão automática ficou melhor que a manual. Ao contrário de alguns CVTs que "patinam" demais nas saídas e retomadas, o do Versa trabalha justinho, proporcionando boas acelerações e rápido ganho de velocidade quando exigido, mesmo em aclives. A boa impressão obtida nas ruas foi refletida nas nossas medições. Na prova de 0 a 100 km/h, por exemplo, o Versa CVT levou 11,6 segundos, praticamente o mesmo tempo do Sentra CVT 2.0. Na retomada de 80 a 120 km/h, o modelo obteve 8,2 segundos, ao passo que o Cobalt AT6 1.8 (conhecido por seu bom torque em baixas rotações) gastou 9,6 s para cumprir a mesma passagem. Apesar de não haver simulação de marchas (como em alguns CVTs da Toyota e Honda), o Versa conta com o interessante recurso de desligar o overdrive. Num câmbio automático comum, esta função desativa a última marcha para melhorar a resposta do motor. No CVT ele reduz a relação, deixando o carro mais esperto para uma situação de ultrapassagem ou mesmo mais à mão para fazer uma curva fechada, com o motor "cheio". Mas a grande benesse do CVT no Versa aparece no consumo, uma vez que a transmissão variável faz o motor trabalhar a maioria do tempo em torno das 2 mil rpm. Na cidade ele sobe o giro nas saídas, mas logo depois já baixa quando se atinge a velocidade de cruzeiro. Na estrada é praticamente a mesma coisa: a 120 km/h, o conta-giros aponta apenas 1.900 rpm, rotação na qual o motor bebe pouco e trabalha em silêncio. O resultado foi um apetite tão comedido quanto o que obtivemos no teste da versão 1.0 3-cilindros manual do Versa: 8,4 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada, usando etanol - valores que o deixam na liderança do segmento quando o assunto é economia.Quanto custa?
Bom de andar, confortável, econômico, espaçoso e... infelizmente, não muito barato. Como no caso do Sentra que encareceu demais nos últimos tempos, o Versa CVT também chegou meio "salgado" para um modelo que era considerado dono de uma das melhores relações custo-benefício da categoria. Ele parte de R$ 57.990 na versão SV, chegando a R$ 66.290 nesta Unique, que se baseia na SL (R$ 64.290) e adiciona acabamento diferenciado, aerofólio, frisos laterais, tapetes de veludo e ponteira de escapamento cromada. Entre os equipamentos mais importantes, o Unique vem com ar digital, bancos de couro, comandos do som no volante e central multimídia com Nissan App Connect, que tem como atração o espelhamento para celular. Um bom pacote, sem dúvidas, mas que deixa o Versa alinhado em preço aos também caros Cobalt Elite e HB20S Premium. E pensar que há pouco tempo você saía da Nissan com um Sentra por R$ 69.990... Por Daniel Messeder Fotos: DivulgaçãoFicha técnica – Nissan Versa 1.6 CVT
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598 cm³, comando duplo varável na admissão, flex; Potência: 111 cv a 6.200 rpm; Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: automática tipo CVT; Direção: elétrica com assistência variável; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS, EBD e assistência de frenagem; Rodas: liga-leve aro 15, com pneus 185/65 R15; Peso: 1060,6 kg; Capacidades: porta-malas 460 litros, tanque 41 litros; Dimensões: comprimento 4.492 mm, largura 1.695 mm, altura 1.506 mm, entre-eixos 2.600 mm Medições CARPLACE Aceleração 0 a 60 km/h: 5,4 s 0 a 80 km/h: 8,1 s 0 a 100 km/h: 11,6 s Retomada 40 a 100 km/h em D: 8,7 s 80 a 120 km/h em D: 8,2 s Frenagem 100 km/h a 0: 42,9 m 80 km/h a 0: 26,9 m 60 km/h a 0: 15,1 m Consumo Ciclo cidade: 8,4 km/l Ciclo estrada: 13,0 km/lGaleria de fotos:
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