Garagem CARPLACE: Consumo do Ford KA 2012 e comportamento na cidade e na estrada

Garagem CARPLACE: Consumo do Ford KA 2012 e comportamento na cidade e na estrada

Garagem CARPLACE: Consumo do Ford KA 2012 e comportamento na cidade e na estrada Garagem CARPLACE: Consumo do Ford KA 2012 e comportamento na cidade e na estrada
São Paulo é uma cidade complicada para se dirigir, principalmente no horário de pico. Durante a nossa avaliação do Ford KA 2012, notamos algumas características positivas do modelo ao rodar no pesado trânsito urbano e também na estrada. Confira as impressões. Por ser um carro compacto, a principal vocação do Ford KA 2012 é mesmo o trânsito urbano. Equipado com o motor Zetec RoCam Flex 1.0L SOHC que entrega até 72,7 cv de potência a 6.000 rpm, a primeira marcha é curta para dar mais agilidade. No entanto, com duas ou mais pessoas a bordo, o desempenho nas saídas e retomadas é prejudicado, forçando o motorista a exigir mais do acelerador, o que nos fim das contas, compromete o consumo.
A posição de dirigir é agradável, apesar do carro não contar com ajustes de altura do banco e do volante. A visibilidade geral é boa e o acesso aos comandos gerais do carro, como os botões do ar condicionado, também agrada. No trânsito, por ser compacto, apesar do desempenho um tanto quanto tímido de largada, o KA agrada pela dirigibilidade. A direção hidráulica tem resposta precisa e o câmbio tem bons engates, sem ruídos. Depois de ganhar velocidade, o KA demonstra bom comportamento dinâmico em curvas e manobras mais ágeis, como trocar de faixa no trânsito.
Na estrada o Ford KA, a condução também é agradável. Não adianta esperar um desempenho esportivo desta versão equipada com motor 1.0, fato já esperado para modelos deste segmento. Rodando a 120 km/h, o nível de ruído interno é satisfatório. O estofamento dos bancos não cansa as costas. Com a boa dirigibilidade oferecida pelo modelo, a viagem ocorra de forma trânquila. Com três pessoas, é preciso ter um pouco de paciência e escolher bem o momento de ultrapassar, reduzindo, enchendo bem o giro do motor e acelerando forte. Outro detalhe que observamos foi uma redução no ruído de rolagem e uma pequena melhora no conforto dos passageiros que vão no banco de trás. Essas melhorias são resultados da modificação na suspensão traseira, a qual passou a adotar um conceito de isolamento similar ao encontrado no Focus, com a aplicação de borrachas no batente superior do equipamento.
Consumo do Ford KA 2012 A Ford informa na ficha técnica do Novo KA 2012 que o consumo médio da versão 1.0 é de 10,2 km/litro quando abastecido com etanol e de 15,2 km/litro com gasolina (considerando a média entre cidade e estrada). Quando iniciamos o teste, a verificação do consumo foi um dos principais questionamentos dos leitores. Em nossa avaliação, rodando na cidade, sem utilizar o ar condicionado e abastecido somente etanol, apuramos um consumo entre 6,8 e 7,0 km/litro. Na estrada, com três pessoas a bordo e com ar condicionado cerca de 70% do tempo ligado, o consumo com etanol passou ligeiramente dos 10 km/litro. Vale lembrar também que o consumo depende muito do estilo de condução. Para extrair mais agilidade, realizamos as trocas em rotações mais elevadas. Quem dirige de forma mais comedida, pode obter melhor números.
Envie seu flagra! flagra@motor1.com