Com a Shark, a BYD entra em mais um segmento composto por concorrentes de peso e um público bem tradicionalista. Clientes de picapes médias são conhecidos pela fidelidade aos seus modelos e marcas e pela valorização de aspectos como pós-vendas e revenda. Por R$ 379.800, a BYD Shark se posiciona acima das versões topo de linha de todas as médias do mercado brasileiro.
A BYD Shark é a única picape média híbrida, com um sistema plug-in composto pelo motor 1.5 turbo e dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 29,6 kWh, que em conjunto geram 437 cv e 65 kgfm de torque. É a mais potente picape média, até mais que a Ford Ranger Raptor, a picape esportiva com um V6 biturbo de 397 cv e 59,5 kgfm e uma preparação mais forte para esse uso. Só que a sua verdadeira concorrência é turbodiesel com mais de 1 tonelada de capacidade de carga - a Shark tem 835 kg ou 1.450 litros.
A Chevrolet S10 é uma das mais tradicionais picapes médias do nosso mercado. Recentemente, passou por uma grande reestilização, que mudou seu visual e parte do conjunto mecânico. O 2.8 turbodiesel tem 207 cv e 52 kgfm de torque em conjunto com o novo câmbio automático de 8 marchas e, em capacidade de carga, são 1.044 kg ou 1.061 litros.
A opção mais citada nos comentários é esta. A Ford Ranger Limited tem o V6 3.0 turbodiesel com 250 cv e 61,2 kgfm de torque e, neste preço, recebe as rodas de 20", painel de instrumentos digital e pacote de assistentes de condução mais completo, como assistente de faixa e piloto automático adaptativo. Na caçamba, são 1.250 litros ou 1.023 kg de capacidade. Se quiser algo mais esportivo, a Ranger Raptor custa R$ 475 mil.
Essa está perto de mudar, mas ainda é uma boa opção nas lojas. A Mitsubishi Triton Sport HPE-S é a versão mais completa e uma das mais baratas desta lista. Usa um motor 2.4 turbodiesel com 190 cv e 43,9 kgfm com um câmbio automático de 6 marchas e, na caçamba, vai 1.000 kg ou 1.046 litros.
Outra opção é a Nissan Frontier Platinum, com motor 2.3 biturbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm de torque. Seu câmbio é automático de 7 marchas e pode levar até 1.050 kg ou 1.300 litros - pelo mesmo preço, há a versão PRO-4X, com mudanças visuais em um estilo mais fora-de-estrada.
A mais vendida do segmento, a Hilux SRX Plus recebe itens de suspensão da esportiva GR Sport e alargadores nos para-lamas. O motor 2.8 turbodiesel tem 204 cv e 50,9 kgfm com câmbio automático de 6 marchas - a GR Sport chega aos 224 cv e 55 kgfm. Na caçamba, 1.000 litros ou 1.010 kg. Se quiser a mais esportiva, custa R$ 371.390, ou a que mais se aproxima do valor da Shark.
Outra V6 turbodiesel da lista, a Amarok é a mais potente, com 258 cv e 59,1 kgfm - chega aos 272 cv em overboost. Também passou por mudanças visuais recentes e é a única com sistema de tração integral automático, não 4x4 tradicional. Tem 1.280 litros na caçamba, ou 1.104 kg.
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