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SCCS e Small Wide: como Punto e Rampage estão ligados por uma plataforma?

Confira todos os modelos desde o hatch da Fiat que já usaram a famosa plataforma que faz sucesso entre os carros da Stellantis

Jeep Commander - Fábrica Goiana (PE)

Se tem uma plataforma no grupo Stellantis que deu origem a modelos que vendem bem, é a Small Wide. No Brasil, esta base é produzida em Goiana (PE) nos modelos da Jeep, Fiat e, mais recentemente, a Ram. Entretando, sua origem vai além dos modelos que conhecemos por aqui, passando até mesmo pela Opel, quando essa ainda pertencia à General Motors.

Da SCCS à Small Wide

É comum marcas compartilharem a mesma plataforma. Seja por fazer parte do mesmo grupo ou por alguma parceria de desenvolvimento. Mas, para a Small Wide, a história começa com a SCCS, nascida de uma parceria entre a GM e a Fiat. Por ser uma base com bom nível de rigidez de construção e a possibilidade de acomodar sistemas de tração dianteira ou integral, suspensão traseira multilink ou McPherson e até eletrificação, ela se mostrou capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de veículos.

fiat punto

O primeiro modelo a usar a SCCS foi o Fiat Grande Punto (o nosso Punto) na Europa ainda em 2005. Na sequência vieram os Opel Corsa de quarta e quinta gerações, lembrando que o último Corsa vendido no Brasil era equivalente ao de terceira geração na Europa. Em 2012, a SCCS recebeu uma derivação e assim começou a história da Small Wide.

A primeira aplicação dela no mercado brasileiro ocorreu em março de 2015, com a chegada do Jeep Renegade nacional fabricado em Goiana (PE). Desde então, diversos produtos da Stellantis começaram a sair de lá, como os Jeep Compass e Commander, a Fiat Toro e a Ram Rampage.

Apresentamos agora uma lista com todos os modelos que utilizaram (ou ainda utilizam) alguma variação da plataforma, seja ainda como SCCS ou já Small Wide, ao longo das décadas. Para mostrar a versatilidade da arquitetura da Stellantis, os carros abaixo estão elencados do menor para o maior.

Opel Adam

Opel Adam

Opel/Vauhall Adam (SCCS)

Começando a lista pelo menor modelo, o Adam era a resposta da Opel - e da Vauxhall - para o Fiat 500, tendo apenas 3,70 metros de comprimento e 1,74 m de largura, além de ter capacidade para levar somente quatro passageiros. A ''homenagem'' ao criador da Opel foi vendida entre 2012 e 2019, não durando muito tempo.

Alfa Romeo MiTo

Alfa Romeo MiTo

Alfa Romeo MiTo (SCCS)

Lançado em 2008, o compacto da Alfa contava com 4,06 metros de comprimento, 2,51 metros de entre-eixos e duas portas. O modelo competia com Audi A1 e MINI, utilizando o 1.4 Turbo MultiAir. Foi vendido de 2008 a 2018.

Opel Corsa D/E (SCCS)

Corsa D
Bom de loja: novo Opel Corsa já tem mais de 30 mil pedidos na Europa

Decidimos reunir as duas ''gerações'' do Opel Corsa baseadas na plataforma antecessora da Small Wide porque elas são, em essência, o mesmo carro. Você deve se recordar que, no Brasil, após o fim do Corsa B (o Wind) e do C (o primeiro a oferecer a Montana), tivemos por alguns anos o Agile e, em 2012, o Onix.

Já na Europa o caminho do Corsa foi outro: em 2006, o modelo recebeu a geração D, baseada na plataforma do Punto europeu, tendo 2.51 de entre eixos, e pouco menos de 4 metros de comprimento. A primeira fase, a D, durou de 2006 até 2014, e a E durou até 2019, quando foi substituída por um modelo totalmente novo baseado na base CMP do Peugeot 208.

Fiat Punto - A história

Fiat Grande Punto

Fiat Grande Punto (SCCS)

Substituído por aqui pelo Fiat Argo, em 2017, o Punto curiosamente teve uma vida maior na Europa. Diferente daqui, o modelo fabricado em Melfi possuía a base SCCS, enquanto o nosso utilizava uma adaptação da base original com a 178 do Palio e suspensão do Idea. Além da base, o modelo europeu ainda tinha a opção da bela carroceria com duas portas e a esportiva Abarth. O modelo tinha cerca de 3,87 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,51 m altura e 2,42 entre-eixos. Na Europa, o Punto durou de 2005 até 2018.

Fiat Qubo 2017

Fiat Qubo 

Peugeot Bipper

Peugeot Bipper

Citroen Nemo

Citroen Nemo

Fiat Qubo/Fiorino/Citroen Nemo/Peugeot Bipper (SCCS)

Mais uma vez, reunimos alguns modelos que só mudam de emblema. Aqui, os utilitários da marca italiana e das marcas francesas seguem a mesma lógica dos Jumpy, Expert e Scudo, que temos no Brasil, mas numa embalagem menor. Inclusive, esse utilitário tem uma versão cargo chamada Fiorino na sua versão italiana, mas que não tem nada a ver com o nosso a não ser o nome. Esses utilitários tem largura de 1716 mm, altura de 1735 mm e distância entre eixos de 2513 mm. O Peugeot Bipper e o Nemo foram fabricados entre 2008 e 2017, já o Fiat nas versões Qubo e Fiorino foram fabricados entre 2007 e 2024.

Opel Meriva B (SCCS)

Opel Meriva B

Opel Meriva B

Lembram do Meriva? A segunda geração, que nunca chegou aqui, foi vendida pela Opel na Europa entre 2010 e 2017, usando a SCCS. O modelo tinha curiosas portas traseiras que abriam ao contrário, chamadas de FlexDoors pela marca.

Essa geração era mais larga que a anterior, tendo 4.288 mm de comprimento, bem acima dos 4.052 mm da anterior, já o entre eixos mudava pouco, enquanto o nova cresceu cerca de 1 mm (2,64), a antiga tinha 2,63.

Foi substituída pelo Opel Crossland X, em junho de 2017.

Fiat 500L (Small Wide)

Fiat 500L

Fiat 500L

Na onda retrô dos anos 2000, a Fiat bem que tentou ampliar a linha 500 para uma família completa. Assim nasceu a 500L (minivan) fabricada entre 2012 e 2022. Ela foi resposável por estrear a arquitetura Small Wide na então Fiat-Chrysler Automobiles (FCA). O modelo tinha 2,60 m de entre eixos, 4,14 m de comprimento e 1,78 m de largura.

Fiat 500X

Fiat 500X

Fiat 500X

O Fiat 500X é a versão SUV do 500L e foi o primeira a usar a derivação Small Wide 4x4, a mesma do Jeep Renegade. Alguns rumores chegara a circular sobre seu lançamento no Brasil. Por decisões estratégicas, o escolhido foi o Jeep, pois a marca estadunidense sempre teve uma imagem de carros mais refinados junto ao público por aqui, tendo mais chances de emplacar carros mais caros.  

Com 4,24 metros de comprimento e entre-eixos de 2,57 m, o modelo tem dimensões parecidas com o primo da Jeep. Ele é vendido na Europa e nos EUA com opção de tração integral, mas pode ser substituído em breve pelo Fiat 600.

Dodge Neon 2019

Dodge Neon 

Fiat Tipo Cross Station Wagon 2022

Fiat Tipo Cross 

Fiat Tipo/Dodge Neon (Small Wide)

A geração atual do Fiat Tipo nasceu como Aegea em 2015. Ele é um substituto de baixo custo da Fiat e da Dodge para o Dodge Dart moderno, um concorrente do Corolla feito pela então FCA e que não foi bem sucedido. Também foi o substituto lá fora para o Linea. Como Fiat, o Tipo tem família completa, com hatchback, sedã e perua, já como Dodge, ele foi vendido no México como Neon na carroceria sedã. 

Na versão sedan, tanto o Neon como o Tipo tem 453,2 cm de comprimento; 149,7 cm altura; 179,2 cm de largura e 2,63 cm de entre-eixos. O porta malas tem capacidade para 520 litros.

O hatch tem 4,37 de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura. Já a perua tem 20 cm a mais de comprimento, batendo os 4,57 m.

Alfa Romeo Tonale

Alfa Romeo Tonale

Alfa Romeo Tonale (Small Wide)

Segundo SUV da marca, o Tonale mede 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,60 m de altura. Na mecânica, utiliza conjunto híbrido do tipo plug-in, sendo o Tonale o primeiro veículo da marca equipado com eletrificação. O conjunto, emprestado do Jeep Compass 4xe, é formado pelo conhecido motor 1.3 turbo associado a um propulsor elétrico de 122 cv instalado no eixo traseiro. Juntos, entregam potência combinada de 275 cv.

Fiat Linea 2008

Fiat Linea 2008

Fiat Linea (Europa - Small Wide)

Em outros mercados, o sedã do Punto foi pensado para usar a especificação LWB (Long Wheel Base, ou entre eixos longo) da Small Wide. Tendo sido vendido assim na Turquia, Índia e Rússia. O sedã foi vendido de 2008 a 2016 na Europa, sendo substituído pelo Aegea. O sedã tinha 2,60 m de entre eixos, largura de 1,73 m, altura de 1,50 cm e comprimento de 4.56 m. 

Fiat Toro Ultra vs. Ram Rampage Laramie
Foto de: Motor1.com

Fiat Toro Ultra

Fiat Toro (Small Wide 4x4)

A Fiat Toro, lançada em 2016, tem algumas diferenças para os SUVs baseados na Small Wide, como a suspensão traseira multilink, mais cara mas mais robusta para carregar até 1 tonelada de carga. Até a chegada da Rampage, era o maior produto baseada na arquitetura e foi projetada no Brasil, com 4,94 m de comprimento e um entre eixos de 2,98 m. Usou até o 2.4 aspirado, que não durou muito tempo pelo alto consumo.

RAM ProMaster City

RAM ProMaster City

Fiat Doblo 2016

Fiat Doblò MK2

Fiat Doblò/Ram ProMaster City (SCCS)

A segunda geração do Doblò, lançada em 2010, é mais um daqueles casos de utilitários do grupo Stellantis que ganham vida em outra marca do grupo, nesse caso, o modelo recebeu cidadania americana com a marca Ram e nome ProMaster City, passando a ser vendido por lá em 2015.

Na versão com menor entre-eixos, de 2,75 m e cinco lugares, são 790 litros, que chega a 3.200 litros com os bancos traseiros rebatidos. Nos modelos com opção para sete ocupantes, o entre eixos é de 3,10 m, e o espaço é de 1.050 litros, chegando a 4.000 litros com o recurso de abaixar os encostos dos assentos.

Essa geração foi substituída em 2022 por um rebadge da nova geração do Citroen Berlingo.

Jeep Renegade Trailhawk AT9 4x4 2025
Foto de: Jeep

Jeep Renegade Trailhawk AT9 4x4

Jeep Renegade (Small Wide 4x4)

É o menor modelo produzido nesta base hoje no Brasil, tendo 4,26 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,73 metros de altura e distância entre-eixos de 2,57 metros. O Renegade é um SUV compacto disponível apenas com motor 1.3 turbo e tração dianteira ou integral, mas já foi lançado com o 1.8 aspirado com câmbio manual ou automático e o 2.0 turbodiesel de 170 cv com câmbio automático de 9 marchas e tração integral, em 2015. Pode ser o primeiro a abandoná-la com sua nova geração.

Jeep Compass Blackhawk 2.0T 2025

Jeep Compass Blackhawk 2.0T 

Jeep Compass (Small Wide 4x4)

O Jeep Compass tem 4.404 mm e 2.636 mm, respectivamente, além de 1.819 mm de altura e 1625 mm de altura. O SUV médio usa a mesma arquitetura de suspensão do Renegade, com McPherson nas 4 rodas, e mantém em seu catálogo o 1.3 turbo flex, 2.0 turbodiesel e 2.0 turbo a gasolina. No passado, já usou um 2.0 flex aspirado antes da reestilização. Foi lançado em 2016 e recebeu a última atualização agora em 2024 para marcar a chegada da linha 2025.

Avaliação Jeep Commander Overland 1.3 T270 AT6 4x2
Foto de: Motor1.com

Avaliação Jeep Commander Overland 1.3 T270 AT6 4x2

Jeep Commander

O Commander é um SUV de 7 lugares lançado em 2021. Ele superou o Compass em medidas, principalmente para acomodar uma terceira fileira. Tendo 4,77 m de comprimento, generosos 2,79 m de distância entre eixos, 1,68 m de altura e 2,04 m de largura (com os espelhos retrovisores). Entre os SUVs, é o maior produto e já chegou em uma geração com motor 1.3 turbo e o 2.0 turbodiesel, mas também recebeu o motor 2.0 turbo a gasolina como Compass e Rampage.

RAM Rampage

Rampage Laramie a gasolina
Foto de: Motor1.com

RAM Rampage Laramie 

A novidade do momento, a Ram Rampage é a primeira picape da marca desenvolvida fora dos Estados Unidos. Lançada em 2023, evoluiu a plataforma em diversos sentidos, como ser o primeiro produto fabricado no Brasil a usar o 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e mais tecnologias de auxílio à condução. Ultrapassa os 5 metros de comprimento, com 5.02 m e 1,88 m de largura, mas tem menos de 3 metros de entre-eixos, com 2.99 m. Na caçamba, são 980 litros.

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