Semana Motor1.com: BYD Song Pro é lançado, flagra da Amarok e mais
Peugeot ainda revelou detalhes do 2008, o Fiat Grande Panda apareceu na Europa e impostos a importados e elétricos geram polêmica
Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, o grande destaque foi o lançamento oficial do BYD Song Pro por aqui. O modelo chega como o SUV híbrido plug-in mais barato do país e como uma opção mais barata ao atual Song Plus. Com imagens já reveladas, a nova Volkswagen Amarok 2025 teve o interior flagrado.
A Peugeot ainda deu os primeiros detalhes do 2008 de nova geração, que deve chegar nas próximas semanas ao Brasil. Foi confirmada a versão GT mais completa e o motor 1.0 turbo com câmbio CVT. Na Europa, a Fiat revelou o Grande Panda e duas novas variantes, que devem influenciar Argo, Pulse e Fastback. A Abeifa, associação de importadores, criticou a negociação da aceleração do retorno de impostos para eletrificados de fora do Brasil. No Momento InsideEVs, a inclusão dos elétricos no Imposto Seletivo pela reforma tributária está gerando polêmicas.
BYD Song Pro 2025 (Brasil)
BYD Song Pro no Brasil
A BYD revelou todos os detalhes do Song Pro com preços a partir de R$ 189.800 na versão GL e R$ 199.800 na versão GS. Apesar das semelhanças no nome, o Song Pro não é o mesmo carro que o Song Plus. O Song Pro é um pouco mais comprido, mas menor em outras medidas, incluindo o porta-malas.
Ambas as versões possuem um motor a combustão 1.5 aspirado, que entrega 98 cv e 12,4 kgfm de torque. O motor elétrico adiciona 197 cv e 30,6 kgfm de torque, resultando em uma potência combinada de 223 cv para a versão GL e 235 cv para a GS. A principal diferença entre as versões é a capacidade da bateria: 12,9 kWh na GL e 18,3 kWh na GS. No ciclo chinês, a autonomia elétrica é de 71 km na GL e 110 km na GS.
De série, o Song Pro GL inclui seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, rodas de 18 polegadas, LED em todos os lugares, acionamento elétrico do porta-malas, sensores de estacionamento e freio de estacionamento elétrico com função auto-hold. A versão GS adiciona ajuste elétrico para o banco do motorista, carregador de celular por indução e filtro de partículas para o ar-condicionado.
VW Amarok 2025 é flagrada no Brasil
Mais flagra da "nova" VW Amarok
Na semana passada, falamos sobre a nova Amarok 2025, que terá um visual inspirado na Saveiro. Agora, a picape foi flagrada mostrando seu interior. Infelizmente, a cabine não traz grandes mudanças, mantendo o volante, painel analógico e multimídia com tela pequena. É possível ainda que as novidades sejam oferecidas como opcionais. O lançamento está confirmado para agosto, durante a Festa do Peão de Barretos.
Peugeot 2008 2025 (Brasil)
Detalhes do novo Peugeot 2008
O Peugeot 2008 de nova geração já está sendo fabricado na Argentina e deve chegar ao Brasil em breve. A versão GT, a mais completa da Argentina, foi confirmada para o Brasil, com painel digital e freio de estacionamento eletrônico. A empresa também confirmou que o SUV usará o motor 1.0 turbo flex da Stellantis, com até 130 cv e câmbio automático CVT. O lançamento pode ocorrer nas próximas semanas.
Fiat Grande Panda (2024)
Fiat Grande Panda antecipa novo Argo
A Fiat revelou mais detalhes do Grande Panda na Europa, carro que pode influenciar o futuro Argo no Brasil. O Grande Panda é quadradinho e simpático, com destaque para a grade frontal e as lanternas traseiras cobertas por uma capa de plástico transparente.
No interior, o painel de instrumentos digital e a multimídia ficam em uma espécie de oval, com um espaço que lembra o porta-luvas do último Mille. O Grande Panda usa a plataforma Smart Car da Stellantis e tem 3,99 m de comprimento e 361 litros de porta-malas. A versão elétrica possui um motor de 113 cv e baterias de LFP com 44 kWh, oferecendo 320 km de autonomia no ciclo europeu.
BYD anuncia Song Pro como o primeiro nacional da marca
Abeifa repudia taxação a importados
A Abeifa divulgou os resultados de junho e do primeiro semestre, ressaltando os desafios enfrentados pela indústria de importação de carros no Brasil, especialmente com a possível volta de uma taxação mais forte para carros importados. Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa, destacou que uma indústria local que não consegue competir com 10% de participação de mercado precisa repensar seu modelo de negócio.
InsideEVs: elétricos e o Imposto do Pecado
A Câmara aprovou a Reforma Tributária incluindo carros elétricos no Imposto do Pecado, que visa taxar produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Isso gerou críticas, já que caminhões a diesel foram isentos do imposto, enquanto carros elétricos foram incluídos sob a justificativa de que as baterias não têm um descarte ambientalmente seguro. Essa medida pode desincentivar o investimento em tecnologias mais limpas e manter o Brasil dependente de veículos a combustão.
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