Nem tudo está perdido para as peruas. Os números mais recentes das vendas globais em 2023 indicam que a demanda por elas aumentou, apesar do aumento contínuo dos volumes de SUVs e da falta de interesse dos consumidores na China e nos EUA. Estamos caminhando para uma nova tendência para esses carros? O que está por trás desse crescimento?
Vamos começar com as boas notícias. As vendas globais de station wagons aumentaram em 12% entre 2022 e 2023, de 1,42 para 1,59 milhão de unidades. Esse é certamente um resultado positivo, especialmente quando comparado ao desempenho dos sedãs, que cresceu apenas 1%. O resultado é ainda mais notável quando se considera que esse tipo de carro é vendido principalmente na Europa.
De fato, 69% das vendas de peruas no ano passado foram na Europa - Turquia, onde o volume aumentou em 15%. Ainda consideradas úteis, por exemplo, na Itália, as peruas ainda desempenham um papel significativo em países como a República Tcheca, onde têm a maior participação de mercado nas vendas de carros, com quase 20%. Em seguida, vêm Alemanha, Hungria, Suécia, Eslováquia, Finlândia, Áustria, Polônia, Sérvia e Estônia.
No entanto, as station wagons estão um pouco condenadas. Embora as vendas tenham aumentado em relação a 2022, o volume total diminuiu 2% em relação a 2021 e 13% em relação a 2020, quando os mercados globais foram atingidos pela pandemia. A recuperação do ano passado é explicada principalmente pelas vendas acima do esperado de station wagons do Grupo Volkswagen na Europa; fortes vendas do Grupo Renault, apoiadas pelo Dacia Jogger; e, em menor grau, a forte posição do Subaru Outback nos EUA e a chegada de carros chineses como o NIO ET5 T.
Entretanto, os totais simplesmente não se somam. A demanda está tão concentrada em uma região e tão fraca que é provável que muitas marcas eliminem as station wagons de suas linhas.
Vendas de Station Wagons pelo mundo
A China, o maior mercado de automóveis do mundo, não quer peruas: com apenas 95.600 unidades vendidas em 2023 (apenas 0,4% do total), ela foi ultrapassada pelo Japão, Estados Unidos e Alemanha. Tentativas como a da joint venture SAIC-GM-Wuling com sua marca Baojun e o modelo RC-5 W, mais tarde chamado de Valli, fracassaram. No ano passado, apenas 14 modelos estavam disponíveis, liderados pelo Buick Velite 6 elétrico, seguido pelo novo NIO.
Nos Estados Unidos, a situação não é melhor. Embora seja o maior mercado para o Subaru Outback, a perua mais vendida do mundo, o restante dos modelos disponíveis mal chama a atenção. Mais de 93% das vendas de station wagon nos EUA correspondem ao Subaru, que, a propósito, está posicionado como um crossover.
A América Latina é tão irrelevante neste segmento que praticamente nem aparece no gráfico. Enquanto por aqui só existe algo via importação independente, outros mercados da região também perderam a batalha para os SUVs.
Station wagons vendidas em 2023 | vs. 2022 | |
Alemanha | 416.520 | +14% |
Estados Unidos | 173.530 | +10% |
Japão | 107.052 | -3% |
China | 95.555 | +6% |
França | 86.278 | +22% |
Reino Unido | 80.796 | +15% |
Itália | 64.598 | +24% |
Polônia | 60.517 | +25% |
Bélgica | 50.894 | +26% |
Suécia | 43.407 | -14% |
Vendas de station wagon como % do total de vendas de carros em 2023 | |
República Tcheca | 19,8% |
Alemanha | 15,5% |
Hungria | 15,4% |
Suécia | 15,2% |
Eslováquia | 15% |
Finlândia | 14,9% |
Áustria | 13,5% |
Polônia | 13,1% |
Sérvia | 13% |
Estônia | 13% |
Marca | Unidades vendidas em 2023 | vs 2022 |
Subaru | 222.747 | +9% |
Skoda | 169.334 | +12% |
Volkswagen | 151.967 | +20% |
Toyota | 121.214 | +17% |
Audi | 114.340 | +24% |
Dacia | 94.200 | +64% |
Mercedes | 92.600 | +7% |
BMW | 85.469 | -5% |
Ford | 59.254 | +38% |
Kia | 58.311 | +3% |
O último motivo para o futuro sombrio das peruas é, previsivelmente, a popularidade dos SUVs. As peruas são as que mais se aproximam dos SUVs em termos de design.
Esse é um aspecto fundamental que não ajuda as station wagons: elas podem oferecer a mesma versatilidade de um SUV, mas não podem se igualar a eles em termos de capacidade off-road e facilidade de acesso para entrar e sair do veículo.
O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.
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