Nesta semana, o navio BYD Explorer No.1 chegou ao Brasil em sua segunda viagem após ter sido entregue para a montadora. A bordo dele, mais de 5 mil carros da empresa. Entre os modelos que desembarcaram estão o King híbrido, que rivalizará com o Toyota Corolla Hybrid, o Song Pro, versão mais de entrada do SUV da chinesa.

Entre as montadoras nacionais, a Stellantis anunciou que, dos mais de R$ 30 bilhões que investirá no Brasil, R$ 3 bilhões irão para a fábrica de Porto Real (RJ), onde hoje são feitos C3, C3 Aircross e C4 hatch. O dinheiro será usado para a produção de um modelo inédito por aqui. Indo para a Ram, a marca de picapes lançou a série especial R/T, que marcará o fim do motor Hemi V8 5.7 a gasolina e nosso mercado. No momento Inside EVs, a BYD revelou a quinta geração da plataforma híbrida DM-i, prometendo até 2.000 km de autonomia.

Navio da BYD desembarca King e Song Pro em Suape

BYD King no Brasil

O BYD King é um sedã híbrido plug-in que começou a desembarcar no Brasil nesta semana e tem lançamento previsto para julho. Com 4,78 metros de comprimento e 2,71 metros de entre-eixos, é ligeiramente maior que um Toyota Corolla. Sob o capô, combina um motor 1.5 a gasolina com um elétrico, entregando 204 cv de potência.

São esperadas duas versões: uma com bateria de 8,3 kWh e outra com 18,3 kWh. A versão com a bateria maior pode alcançar até 1.200 km de autonomia combinando gasolina e eletricidade. Com a bateria menor, o King pode rodar até 50 km apenas no modo elétrico. Entre os itens de série estão controle de cruzeiro, painel digital, assistente de permanência em faixa e freio de mão eletrônico.

BYD Song Pro - Porto de Suape

BYD Song Pro no Brasil

O outro carro que começou a desembarcar do navio da BYD foi o Song Pro. Será o novo SUV de entrada da marca. Com 4,73 metros de comprimento e 2,71 metros de entre-eixos, é mais longo que o Song Plus, mas mais baixo e estreito. O Song Pro destaca-se por seu painel modernizado, com tela de 15 polegadas e multimídia giratória.

Equipado com banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas e chave por aproximação, o Song Pro vem com um conjunto híbrido plug-in, combinando um motor 1.5 a gasolina com um elétrico, entregando 197 cv. Sua bateria de 12,3 kWh oferece 71 km de autonomia elétrica. O preço estimado é cerca de R$ 200 mil.

Stellantis - Porto Real (RJ)

Stellantis investe em Porto Real

A Stellantis anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, para a produção de um carro inédito. A fábrica atualmente produz modelos como o Citroën C3, C3 Aircross e C4 Cactus. O novo veículo não será o Citroën Basalt e pode estar relacionado à plataforma CMP, sugerindo a possibilidade de novos modelos, como o Jeep Avenger, serem produzidos no Brasil. No entanto, a empresa ainda não confirmou detalhes sobre o novo carro.

Ram 1500 Classic R/T

Ram Classic se despede do V8 com a série R/T

A Ram lançou a série especial 1500 Classic R/T, limitada a 100 unidades, marcando a despedida do motor Hemi V8. A série especial inclui adesivos R/T, faixas no capô e caçamba, grade exclusiva e plaqueta numerada no painel. O motor V8 de 5.7 litros entrega 400 cv e 56,7 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida. O preço é de R$ 359.990.

Híbrido plug-in BYD Qin L DM-i

Inside EVs: novos híbridos da BYD terão 2.000 km de autonomia

Na China, a BYD lançou a quinta geração da plataforma híbrida DM-i, prometendo autonomia de 2.100 km e consumo de 34,4 km/l. O motor 1.5 a gasolina atinge 46% de eficiência energética, comparável a motores a diesel, graças a uma taxa de compressão de 16:1 e aumento da densidade energética da bateria. O BYD Seal é esperado para ser um dos primeiros modelos a utilizar esta nova plataforma.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com