De Baodin, China - A GWM do Brasil está acelerando seus planos país. A convite da montadora, Motor1.com fez uma imersão na sede global da montadora em Baodin, China, e experimentou praticamente toda a gama de modelos. Também conversou com os executivos brasileiros e globais para entender a estratégia para o nosso mercado.

Na China, tivemos contato com os modelos da linha Tank, Haval, WEY e Ora. Visitamos a fábrica com capacidade de produção de 1 milhão de unidades por ano, laboratórios de desenvolvimento de bateria e o centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Hidrogênio.

Fábrica GWM China - Foto Motor1.com

Ricardo Bastos, Diretor da GWM do Brasil, explicou que a filosofia da marca é colocar o cliente em primeiro lugar. Por este motivo, todo lançamento no mercado brasileiro envolve uma série de fatores, como por exemplo a garantia de assistência, disponibilidade de peças, treinamento da rede além da adequação do produto para o modo de uso do brasileiro.

Fábrica GWM China

Laboratório de Emissões - Fábrica GWM China - Foto: Motor1.com

Mesmo com todo planejamento, eventualmente pode acontecer de alguma peça não estar disponível no Brasil, fato que é corrigido com envio aéreo. “O consumidor nem sente”, afirma Bastos. No entanto, isso é uma ação corretiva pontual que é rapidamente sanada com o envio marítimo de lotes adicionais. "Priorizamos ter um estoque maior para reduzir ao máximo a necessidade da estratégia aérea”.

Estratégia de lançamentos da GWM do Brasil

A produção nacional e a chegada de modelos inéditos importados acontecerão de modo simultâneo. “Consumidores e concessionários pedem mais produtos e vamos acelerar esse processo”. Ainda este ano a fábrica em Iracemápolis entra em operação e o Haval H6 tende a ser o primeiro veículo produzido no Brasil, nas versões híbrida (HEV) e Híbrida Plug-in inicialmente a gasolina. A conversão para flex está sendo desenvolvida na China.

Haval Jolion dará origem ao novo H4

Haval Jolion dará origem ao novo H4 - Foto: Motor1.com

No entanto, há cerca de 20% de chance do primeiro veículo produzido ser o novo H4, um SUV menor conhecido em outros mercados como Jolion. A grande questão é que isto deve acontecer somente com a nova geração do SUV, ainda não revelada na China. A GWM Brasil está negociando com a matriz e pode, inclusive, ser o primeiro mercado a revelar a novidade. Esta decisão acontecerá nos próximos dias.

GWM Haval H6 PHEV19 2025 - -01

GWM Haval H6 pode ser 1º nacional - Foto: Motor1.com

Seja qual for a decisão, o primeiro veículo híbrido produzido no Brasil pela GWM será inicialmente a gasolina, sendo posteriormente iniciada a produção com a tecnologia flex. De acordo com Bastos, a decisão de iniciar a produção com modelos a gasolina é justamente para acelerar a chegada de novos produtos.

Picape Poer Híbrida chega em 2025

A picape Poer será lançada no Brasil em versão híbrida plug-in (PHEV) no começo de 2025. Inicialmente cogitada para iniciar a operação da fábrica, chegará importada. A sua produção no Brasil segue confirmada, mas sem uma data definida. A tecnologia flex também será aplicada à picape em um segundo momento, independente do local de origem. 

Picape Poer e suas versões na China - Foto: Motor1.com

Picape Poer e suas versões na China - Foto: Motor1.com

James Yang, Presidente da GWM Brasil, afirmou que a picape manterá o alto padrão de acabamento, tecnologia e equipamentos que vimos na China. O principal executivo da marca no país também disse que fez pessoalmente testes de campo com picapes dirigindo em viagens de São Paulo a Goiás e Mato Grosso, por exemplo, para entender e ouvir de clientes quais são as necessidades de picapes.

Picape Poer

Picape Poer no Campo de Provas da GWM China - Foto: Motor1.com

O visual final e configuração da POER para o Brasil ainda não foram revelados na China.

Tank 400 será o primeiro da marca ainda em 2024

A marca Tank também chegará este ano ao Brasil. Uma divisão focada em SUVs de proposta off-road, chamou a atenção pelo luxuoso acabamento e nível elevado de equipamentos e tecnologia.

O mais curioso foi ver o Tank 400 nas ruas chinesas. O SUV realmente se destaca, comando a atenção pelo estilo mais ousado e assinatura luminoso marcante. Um pouco maior que o SW4, chegará com conjunto híbrido plug-in com autonomia elétrica de cerca de 170 km. 

Tank 300 e 700 estão na fila

O lançamento da marca Tank acontecerá este ano com eventos para apresentação do primeiro modelo, e possível pré-venda. O início efetivo das vendas será no começo do ano que vem sendo que as primeiras entregas são esperadas para março.

Tank 300

Tank 300 - Foto: Motor1.com

Já mostrado em clínicas e para concessionários, o Tank 300 também deve chegar a partir de 2025. O irmão maior, Tank 700, está entrando na fila para o mercado nacional. De acordo com os executivos da marca, clínicas serão feitas com o público-alvo para definição de ajustes e acabamentos.

Além destes, a GWM também cogitou o Tank 500, um SUV grande mais convencional. Por enquanto, este não está nos planos da marca para o Brasil.

Tank 500

Tank 500: SUV grande não deve vir - Foto: Motor1.com

WEY 7: primeiro SUV de luxo para o Brasil

Desenvolvida para o segmento urbano de luxo, a linha WEY chegará para ser a referência de tecnologia e conforto da GWM Brasil. Mostrado no Salão de Pequim, o WEY 7 chamou a atenção pelo espaço interno e acabamento luxuoso.

WEY 07 - SUV de luxo na GWM

WEY 07 no Salão de Pequim - Foto: Motor1.com

Painel digital, uma grande central multimídia e uma terceira tela para os passageiros traseiros são destaques. Na mostra chinesa, o SUV estava equipado com 6 lugares (esquema de 4 bancos individuais traseiros). Não existe uma configuração para 7 passageiros, mas a matriz estuda a possibilidade.

WEY 07 - SUV de luxo na GWM

WEY 07 é SUV de luxo da GWM - Foto: Motor1.com

O visual para o Brasil será ligeiramente diferente, ainda não revelado. Chegará em versão híbrida plug-in com autonomia elétrica também na casa dos 170 km.

Ora: sem Fusca e sem polêmicas

A linha Ora é a mais ousada da GWM. Entrou nos holofotes recentemente pelo embate com a VW por causa do Ballet Cat, modelo elétrico com estilo retrô inspirado no Fusca.

Ora Ballet Cat - Fusca Elétrico

Ora Ballet Cat ficou conhecido como "Fusca Elétrico" - Foto: Motor1.com

Vimos este carro ao vivo na China e, pela proposta, é interessante. O interior é moderno, amplo e estiloso. Não passa desapercebido pelas ruas.

Para o Brasil, no entanto, a resposta é não. A marca prefere focar em projetos mais recentes e com novo padrão de design, ficando fora de polêmicas. 

GWM ORA 03 - 2025 - China (9)

ORA 03 GT com nova pintura fosca - Foto: Motor1.com

Como novidade, trabalha em uma nova configuração para o Ora 03 GT, mas sem mexer no powertrain. 

Sobre o Ligthning Cat, ou Ora 07, sedã com traços que remete ao Panamera, a sua vinda só acontecerá na próxima geração.

Evolução frenética

A GWM tem um bom problema para administrar: a velocidade alucinante que as novidades são lançadas na China. Como no mercado brasileiro o desempenho de usados é importante, a empresa precisa administrar bem o fluxo de renovações para não depreciar seus próprios modelos.

Em tempos que as marcas tradicionais demoram demais e sofrem com a falta de produtos, a GWM terá esse bom problema para resolver.

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