Um terremoto abalou o setor automotivo em 2023. Ele não teve nada a ver com os efeitos pós-pandemia ou com a escassez de semicondutores, nem estava ligado às tensões geopolíticas entre a China e o Ocidente. O principal evento veio de uma empresa que completou 20 anos no ano passado. A Tesla, fabricante californiana de veículos elétricos e uma das primeiras empresas de Elon Musk, transformou um de seus modelos no veículo mais vendido do mundo.
Embora muitos mercados ao redor do mundo ainda não tenham divulgado os números de vendas do ano inteiro, os dados preliminares coletados pela JATO Dynamics e pela Car Industry Analysis indicam que o Tesla Model Y assumiu a liderança (os números finais não estarão disponíveis até o segundo trimestre).
Os dados incluem números finais dos EUA e do Canadá, da maior parte da Europa, da China, da Austrália e da Nova Zelândia, dos principais mercados da América Latina, da Índia, de mercados selecionados do Sudeste Asiático, da Coreia do Sul, da Rússia, da Turquia e de Israel. Além disso, há as estimativas/previsões parciais de dezembro para o Oriente Médio e Norte da África, Japão, Taiwan, África do Sul, Hong Kong, Malásia, Tailândia, Filipinas, Cazaquistão, Cingapura e Paquistão.
Os indicadores para esses mercados mostram que o Tesla Model Y vendeu 1,23 milhão de unidades em 2023. Isso representa um aumento de 64% em relação a 2022. Embora menor do que o crescimento anual registrado em 2022 em comparação com 2021 (+91%), esse é um crescimento maciço em termos de volume.
O Model Y se destacou na Europa e na China, os dois maiores mercados do mundo para veículos elétricos. De acordo com os números divulgados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, mais de 456.000 unidades do Tesla foram enviadas para o gigante asiático, representando um crescimento de 45%.
Como esperado, na Europa, o Model Y superou os registros dos carros mais vendidos, como o Dacia Sandero, o Peugeot 208 e o Volkswagen T-Roc. Os números de 30 mercados mostram que a marca registrou mais de 255.000 unidades, mais de 19.000 unidades a mais do que o segundo carro mais popular, o Dacia Sandero.
De acordo com os números oficiais de entrega da marca, o Model Y deve ser responsável por dois de cada três veículos entregues pela Tesla em 2023. Essa é uma proporção significativa do total.
Os resultados impressionantes do Model Y foram obtidos às custas dos líderes mundiais habituais: o Toyota RAV4 e o Toyota Corolla. Esses dois veículos dominaram as classificações mundiais nos últimos anos. A forte presença global da Toyota e a competitividade do RAV4 como um SUV e do Corolla como carros compactos (como são considerados no mercado global) permitiram que eles mantivessem essa posição por anos.
Entretanto, nenhum desses modelos está presente no mercado de veículos elétricos puros, que cresce mais rapidamente atualmente. Como produtos da Toyota, eles se concentraram em motores híbridos para ganhar terreno em todo o mundo. E, embora isso tenha funcionado muito bem para a Toyota em termos de vendas, agora falta um importante impulsionador de crescimento em mercados como a China e a Europa.
Dados da JATO e da Car Industry Analysis mostram que o segundo lugar é ocupado pelo Toyota RAV4 (também conhecido como Toyota Wildlander), com 1,07 milhão de unidades. Esse SUV completará seis anos em março, um ano mais velho que o Model Y, e em 2022 será o segundo mais vendido do mundo, com 1,02 milhão de unidades. Em terceiro lugar está o Toyota Corolla (também conhecido como Toyota Levin) com todos os seus tipos de carroceria e 1,01 milhão de carros vendidos.
O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATO Dynamics
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