O Motor1.com Brasil já testou três versões da Ford Ranger, todas relacionadas ao final desse texto. Já vimos de perto a versão completa Limited, a XLS 2.0 4x4 automática e até a XLS V6 4x4 automática. Mas uma configuração escapou desse crivo, ao menos até agora: a "pé de boi" XL 2.0 manual, mais barata e voltada para o trabalho.
Nesta configuração, a Ranger sai por a partir de R$ 239.990 e tem as empresas e pequenos negócios como principais clientes. Por conta disso, não é surpresa ver alguns artifícios de carros populares do passado. Neste caso, a versão XL tem uma miríade de peças sem pintura, rodas de ferro com calotinhas e bancos de tecido. Mas essa não é a história toda.
Na dianteira, por exemplo, o para-choque e a grade são totalmente pretos e logo de cara denunciam se tratar de uma versão mais simples. Os faróis têm o mesmo formato das demais versões, mas usam iluminação halógena bem menos eficiente que os LEDs das versões mais caras.
Nas laterais, peças como retrovisores, maçanetas e revestimentos das caixas-de-roda também são sem pintura. As colunas centrais das portas não contam com apliques, como nas demais versões, e as rodas são simples de ferro fundido. Na traseira, o para-choque é preto e as lanternas são mais simples, também com lâmpadas halógenas.
Por dentro, apesar de ser básica, a Ford Ranger XL oferece de série painel de instrumentos digital de 8" e central multimídia vertical de 10" compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Há ainda 7 airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade, acendimento automático de faróis e volante, além dos comandos do rádio, ainda tem ajuste de altura e profundidade.
O único sinal de versão básica é a alavanca do câmbio manual e o freio de estacionamento convencional, não eletrônico. Mas a Ranger XL ainda conta com trio elétrico, assistente de partida em rampas, assistente de descida, controle de balanço do trailer e diferencial traseiro blocante.
A mecânica ainda é a mesma encontrada nas versões XLS 2.0 da Ranger. Trata-se de um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros desenvolve 170 cv de potência (3.500 rpm) e 41,3 kgfm de torque (1.750 rpm). O câmbio é sempre manual de 6 marchas, com tração 4x2 ou 4x4 com reduzida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'