Apesar de ser apenas a primeira semana de 2024, muito aconteceu. Nesta edição do Semana Motor1.com, temos desde um novo plano de incentivos assinado no último dia de 2023, até a aparição da reestilização de um importante SUV compacto do nosso mercado. Ao mesmo tempo, já vemos algumas mudanças chegando.
Entre os modelos, o Hyundai Creta apareceu reestilizado na Índia e é esperado este ano no Brasil. Outro SUV que deve dar as caras entre 2024 e 2025 é o Honda WR-V, um modelo posicionado abaixo do HR-V para a briga com o Toyota Yaris Cross. Há também o novo Peugeot 2008, registrado na Argentina e contando os dias para aparecer por completo.
No dia 31 de dezembro de 2023, fui publicado no Diário Oficial o Programa MOVER, o novo plano de incentivos para a indústria automobilística em nosso país. Serão R$ 19,3 bilhões nos próximos anos em incentivos fiscais que, para ter direito, levará em consideração emissões, eficiência energética e tecnologia de segurança.
Depois de adiado, o controle de estabilidade se torna obrigatório para todo carro novo produzido ou importado para o Brasil. O mercado já tinha se preparado, então poucos modelos ainda não oferecem o sistema de segurança como item de série, como os Fiat Mobi, Cronos e Argo, o Renault Stepway com motor 1.6 e 1.6 com câmbio manual e o Peugeot 2008 com motor 1.6 aspirado.
Na Índia, o Hyundai Creta reestilizado começa a aparecer. O SUV compacto recebeu uma nova dianteira, com luzes diurnas em LEDs que acompanham a grade, traseira com novas lanternas horizontais e, por dentro, um novo painel de instrumentos digital. Deve chegar ao Brasil ainda em 2024 como uma das principais novidades do ano.
De olho na movimentação da Toyota com o Yaris Cross, a Honda se prepara para ter o WR-V por aqui. Baseado no City, é uma opção abaixo do HR-V e pode se tornar o principal modelo da marca no Brasil, com volume mais alto em um segmento aquecido. Como o City, deverá ter motor 1.5 aspirado, só fica a dúvida sobre um sistema híbrido.
A nova geração do Peugeot 2008 será produzida na Argentina. Com novos registros de patente, temos a confirmação sobre o visual do SUV, alinhado ao que há no restante do mundo, inclusive com o novo logo da marca francesa. É esperado ainda no primeiro semestre de 2024 com motor 1.0 turbo.
O fechamento de 2023 trouxe um mercado com resultado positivo. No topo do ranking, a Fiat Strada levou no geral e entre os comerciais leves, mas com um VW Polo bem próximo em um ano onde renasceu com a chegada do Polo Track. Veja os números e os 50 mais vendidos em 2023.
Entre os elétricos, a Volvo perdeu seu reinado em 2023. Com o Dolphin, a BYD garantiu a liderança no segmento, sendo que o modelo abriu uma boa distância do segundo colocado e, acredite, emplacou mais que muitos modelos a combustão.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Electric Days 2024, Pulse e Fastback híbridos e mais
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: preços da BYD Shark, a chegada da JAC Hunter e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Novo VW Nivus 2025, a volta do Twingo e mais