De um lado, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pede a volta dos impostos de importação para veículos elétricos. De outro, a BYD e GWM, duas montadoras chinesas que chegaram ao Brasil com preços competitivos em seus modelos eletrificados e incomodaram as marcas tradicionais, tentando frear estes impostos.
Nesta briga, o governo brasileiro olha para os dois lados. Se a Anfavea pede, por outro a BYD e GWM já tem suas confirmações de fábricas no Brasil, para a produção de eletrificados. Neste jogo, o consumidor observa como ficará, principalmente que estamos perto do anúncio de mais uma fase do Rota 2030, que deve justamente incentivar modelos menos poluentes.
De qualquer forma, o mercado brasileiro não pode ficar atrás do restante do mundo quando falamos em eletrificação. De diversos tipos, os incentivos são importantes para trazer investimentos das grandes montadoras para o país, principalmente para a produção local dos veículos com algum tipo de eletrificação, mesmo que híbrido-leve para grandes volumes e menor preço, até os totalmente elétricos, estes ainda mais caros e que precisam de investimento também em infraestrutura de carregamento, outro ponto que merece atenção e incentivos.
Saberemos o resultado disso tudo nas próximas semanas. GWM e BYD farão modelos eletrificados no Brasil e os elétricos Ora 03 e Dolphin estão nessa fila, justamente os modelos que trouxeram essa realidade para nosso mercado e fizeram outras montadoras reduzirem seus preços em busca da concorrência.
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