Não é de hoje que montadoras aplicam pequenas mudanças a cada lançamento de ano/modelo. Algum detalhe no acabamento, uma cor diferente ou uma versão que não existia no catálogo, são estratégias que buscam levar o comprador ao concessionário para conhecer essa novidade. Em alguns casos, funciona e, por uma simples atualização, a venda é feita.
Há quem não mude nada além do número no documento. Mas essa atualização também é feita com base em críticas dos compradores, da mídia e também os motivos pelos quais um provável cliente não fechou o negócio na concessionária. Até novidades, como o Citroën C3 e a Chevrolet Montana, já apresentaram suas linhas 2024 com alguma novidade, mesmo pequena.
A Fiat Strada recebeu o motor 1.0 turbo na linha 2024. O Fastback, um produto relativamente novo, teve uma melhora no acabamento interno e alguns detalhes externos, e ainda espera a chegada da versão Abarth. Outra mudança comum é a adição (e retirada...) de itens que eram opcionais (ou de série) conforme o comportamento do comprador nas lojas.
Há exemplos como o do Citroën C3, que perdeu a versão 1.6 com câmbio manual por baixa procura. São ajustes feitos com o amadurecimento do produto no mercado - SUVs, por exemplo, perderam câmbio manual com o passar dos anos pela baixa procura no segmento, mesmo que de forma discreta. O que mais esperar nos próximos meses? Ouça o nosso podcast para entender como tudo isso funciona.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos