Mais um ano agitado está acabando. E 2022 pode ser resumido como o ano em que lançamentos atrasados (e programados) foram feitos, nos trazendo uma série de novidades da primeira a praticamente última semana. De Toyota Yaris a Chevrolet Montana, o mercado automotivo recebeu novidades em todos os segmento.
Picapes, SUVs, hatches, sedãs e até mesmo esportivos foram movimentados seja com novos modelos, novas gerações ou reestilizações que deram um novo fôlego a já conhecidos nomes. Novos motores também apareceram, quase que obrigados por uma nova norma de emissões e consumos que entrou em vigor no começo de 2022.
Honda HR-V, Hyundai HB20, VW Polo, Renault Kwid e diversos nomes conhecidos ou chegaram em novas gerações ou receberam boas reestilizações. Há também a chegada de diversos elétricos, como o Caoa Chery iCar, e-Kwid, Peugeot e-2008, Volvo C40, BMW iX3 e iX, Mercedes-Benz EQA, EQB e EQE e muitos outros eletrificaram o mercado. E marcas como a BYD e Great Wall se instalam com modelos em segmentos mais altos, sempre eletrificados, apostando alto no Brasil, sendo uma delas com uma fábrica e outra prometendo o mesmo.
De qualquer forma, foi um bom ano para o mercado automotivo brasileiro, ao menos em novidades. Ainda passamos muito pela falta de componentes e fábricas paradas, além de aumentos de preços que ainda insistem em aparecer, mesmo que de forma menor que em 2021. E 2023 não promete menos, mas isso é assunto para o próximo podcast!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos